Gol de Henan no segundo tempo deu acesso ao Tigre; Botafogo (PB) perdeu para o Ituano
Faça a festa torcedor carvoeiro! O Criciúma está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Após dois anos amargando a terceira divisão, o Tigre venceu o Paysandu na tarde deste sábado, dia 6, no estádio Curuzu, em Belém (PA), e com a vitória do Ituano sobre o Botafogo (PB) pôde comemorar o acesso. O gol decisivo foi marcado por Henan, aos nove minutos do segundo tempo.
Com o principal objetivo da temporada conquistado, o Criciúma agora entra em férias já que está eliminado na Copa Santa Catarina. O retorno para a Capital do Carvão acontece na madrugada deste domingo, dia 7, e a previsão é que os jogadores desembarquem em solo catarinense ainda amanhã.
Primeiro tempo foi de poucas alternativas para o Tigre.
Pouca inspiração
Precisando de combinação de resultado para conquistar o sonhado acesso, o Criciúma foi superior ao Paysandu no primeiro tempo, com alguns sustos ao longo da partida. Com Dudu Figueiredo para criar jogadas e auxiliar os homens de frente, o time de Claudio Tencati procurou trabalhar a bola e criar jogadas sem afobação.
Aos dois minutos, Alemão avançou pela direita e cruzou na área, mas a defesa fez o corte. O Paysandu teve a primeira boa oportunidade aos sete. Após bola levantada na área, Thiago Santos pegou mal e desviou pela linha de fundo.
As equipes ainda se encontravam em campo quando chegou a informação de gol do Ituano diante do Botafogo (PB). A esta altura, uma vitória simples recolocaria o Tigre de volta na Série B. E o jogo na Curuzu ganhou emoção. Aos 10, Ruy encontrou espaço e finalizou para fora. O Criciúma respondeu aos 13, com Dudu Figueiredo. O camisa 8 chutou forte, mas Victor Souza fez boa intervenção e evitou o gol carvoeiro.
Jogo esfria
Ainda que com o domínio das ações, o Criciúma encontrou dificuldade para pressionar o adversário. E a partida esfriou aos 25, quando Alisson e Ratinho trombaram e ficaram caídos no gramado. Pior para Ratinho, que sentiu o choque na cabeça, foi substituído por Jhonnatan e depois conduzido ao Hospital Porto Dias para tratar um trauma sofrido na lateral da cabeça.
A esta altura, a falta de criatividade no Criciúma estava longe de representar a ambição do clube em conquistar o acesso. Aos 32, novamente Dudu Figueiredo tentou esquentar as coisas para o Tigre. Ele arriscou de fora da área, só que a bola ganhou altura e se perdeu pela linha de fundo. Quatro minutos mais tarde, em Itu, o Ituano marcava o segundo, melhorando ainda mais o cenário.
Já aos 50 minutos, Silvinho recebeu dentro da área e tentou arrematar de voleio, mas ficou caído no gramado e precisou ser atendido pelos médicos do Tigre. Depois não houve tempo para mais nada.
Tigre cresceu na segunda etapa e marcou o gol do acesso.
Tigre melhora e abre o placar
O técnico Claudio Tencati aproveitou o intervalo para fazer duas alterações: Silvinho, com dores na cabeça, e Dudu Figueiredo deram lugar para Hygor e Minho. As alterações fizeram bem ao Tigre. Ainda no primeiro minuto, Hygor avançou e chutou forte, Victor Souza defendeu. Enquanto isso, em Itu, o Botafogo descontou para 2 a 1.
A melhora do Criciúma na partida foi recompensada com gol. Aos 9, Hygor cruzou na cabeça de Henan, que ganhou no alto e cabeceou firme, sem chance para Victor Souza. Logo depois, o próprio Henan deixou o campo substituído por Léo Costa. Com isso, Tencati abriu mão do atacante para fechar o meio-campo com mais um marcador. Já o Paysandu trocou Victor Sallinas e Thiago Silva por Leandro Silva e William Fazendinha.
Em Itu, o Ituano fez mais um. Em Belém, o Tigre seguiu cozinhando o jogo e Gustavo ganhou de presente um cartão amarelo. Depois, Tencati trocou Dudu Vieira por Arilson.
Paysandu pressiona, Tigre sobe
Na reta final do jogo, o Paysandu passou a pressionar a defesa carvoeira, sobretudo com bolas alçadas na área. E coube ao goleiro Gustavo esfriar o jogo quando necessário. Neste momento, o Ituano já aplicava 3 a 1 no Botafogo, restando ao Tigre apenas segurar o resultado.
Aos 32, Léo Costa derrubou o adversário na entrada da área. Marcelo foi para a cobrança, mas a bola explodiu na barreira. Aos 39, Tencati partiu para a última alteração trocando Alemão por Renan Areias e ganhando preciosos segundos.
A última tentativa do Paysndo de estragar a festar catarinense foi aos 41. Após bola lançada na área, Leandro Silva tentou cabecear, mas não alcançou. Depois disso, o time da casa exagerou na bola aérea e parou em uma de fesa bem postada e decidida a segurar o resultado. A pressão só baixou mesmo após o apito final, aos 52 minutos do segundo tempo. E depois disso, festa para os criciumeses, que estão novamente na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica para Paysandu 0x1 Criciúma
Competição: Campeonato Brasileiro da Série C, 8ª rodada do quadrangular.
Data: Sábado, dia 6 de novembro.
Local: Estádio Curuzu, em Belém (PA).
Horário: 17 horas
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG).
Gols: Henan (CRI) (9’ 2°T);
Cartão amarelo: Marcelo e Leandro Silva (PAY); Gustavo, Léo Costa, Renan Areias (CRI).
Paysandu: Victor Souza; Marcelo, Alisson, Perema e Victor Sallinas (Leandro Silva); Marino, Ratinho (Jhonnatan) e Ruy; Robinho, Marlon e Thiago Santos (Willian Fazendinha).
Técnico: Wilton Bezerra (interino).
Criciúma: Gustavo; Alemão (Renan Areias), Rodrigo, Marcel Scalese e Pedro Rosa; Dudu Vieira (Arilson), Eduardo, Dudu Figueiredo (Minho) e Fellipe Mateus; Silvinho (Hygor) e Henan (Léo Costa).
Técnico: Claudio Tencati.