Neste sábado (6), Internacional e Grêmio se enfrentaram no Beira-Rio para o GreNal 434, e quem levou a melhor foi o Colorado. Em duelo válido pela rodada 30 do Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Diego Aguirre venceu por 1 a 0, com gol de Taison, e se manteve próxima do G-6. Já o Tricolor, segue na vice-lanterna e em situação crítica no Z-4.
O Inter começou melhor desde o início do primeiro tempo. Em 10 minutos de jogo, Yuri Alberto já havia chegado duas vezes com perigo em direção à meta defendida por Gabriel Chapecó, recém-convocado por Tite para a seleção brasileira, mas não marcou.
Apesar da posse de bola maior, o Tricolor cedeu muitos espaços na sua defesa e sofreu com os contra-ataques colorados. Em relação ao número de finalizações, as duas equipes finalizaram cinco vezes cada, mas a diferença ficou por conta do gol.
Aos 40 minutos, Edenílson, de muito longe, cruzou em direção à área, e a bola encontrou a cabeça de Taison, que cabeceou nas costas do lateral Rafinha para para o 1 a 0 no Beira-Rio.
Quatro minutos depois, Patrick teve a chance de ampliar e fazer 2 a 0 logo nos primeiros 45 minutos, mas perdeu gol incrível, depois de aproveitar rebote e, na pequena área, errar o chute e mandar na trave.
E se tratando de um Gre-Nal, não houve nenhuma grande confusão no primeiro tempo, que teve três cartões amarelos mostrados pelo árbitro. Dois para o lado gremista, e um para o colorado.
Na volta do intervalo, porém, uma confusão generalizada tomou conta do Beira-Rio. Logo aos 5 minutos do segundo tempo, o banco do Grêmio se estranhou com um gandula que entregou uma bola para Rafinha. Além do lateral, seu companheiro de posição Vanderson também se exaltou bastante.
Com a vitória, o Inter deu fim a um jejum de quatro jogos sem vencer no Brasileirão. O Colorado vinha de duas derrotas e dois empates nas últimas rodadas.
O Grêmio, por sua vez, somou a quarta vitória seguida na competição e não sabe o que é vencer desde a rodada 27, quando bateu o Juventude em casa.
Nos últimos 10 jogos, esta foi a única vitória do Tricolor na competição, ainda com oito derrotas e um empate durante o período.
Situação do campeonato
Com a vitória, o Inter foi a 44 pontos, permanecendo em 7º na tabela e ainda a três pontos do Corinthians, que abre o G-6.
Já o Tricolor, segue em situação delicadíssima no Z-4 do Brasileirão. Apesar de ainda ter um jogo a menos, o Grêmio segue na vice-lanterna, com 26 pontos, e ainda a sete pontos de deixar a zona de rebaixamento.
A situação pode ficar ainda pior, uma vez que o Bahia, 16º colocado no momento, ainda entra em campo, neste domingo (7), em casa contra o São Paulo, podendo aumentar para 10 pontos a distância dos gaúchos para deixar o Z-4 em caso de vitória.
O craque do jogo: Taison
Em seu segundo Gre-Nal desde que retornou ao Inter, o camisa 10 colorado foi o responsável por marcar o gol da vitória no Beira-Rio. Além disso, Taison marcou pela primeira vez como profissional no principal clássico do sul do país em 13 jogos.
Seu retrospecto pessoal contra o maior rival também segue positivo: oito vitórias, quatro empates e uma única derrota.
Inter dá fim a jejum no Gre-Nal
Há quase um ano sem vencer o maior rival, o Internacional voltou a triunfar após quatro jogos no clássico. A última vitória havia sido em janeiro, ainda pelo Gauchão. Desde então, o Grêmio somou duas vitórias e empatou duas vezes nos últimos quatro confrontos.
Próximos jogos
O Internacional volta a campo pelo Brasileirão na quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), para confronto fora de casa contra o Juventude, pela rodada 31. A partida acontece no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Já o Grêmio, tem compromisso nesta próxima terça-feira (9), às 21h30, contra o Fluminense, na Arena, pela mesma rodada.
Ficha técnica
Internacional 1 x 0 Grêmio
GOLS: Internacional: Taison (40')
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Saravia (Mercado), Bruno Méndez, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso e Rodrigo Dourado; Edenílson, Patrick e Taison; Yuri Alberto. Técnico: Diego Aguirre
GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez; Villasanti, Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Ferreira e Miguel Borja. Técnico: Vagner Mancini.