O GP do Qatar de Fórmula 1, realizado na manhã de hoje no circuito de Losail, teve uma vitória de "ponta a ponta" de Lewis Hamilton (Mercedes), que diminuiu a diferença de pontos em relação a Max Verstappen (Red Bull) na tabela.
Agora, o britânico soma 343,5 pontos contra 351,5 do holandês, que terminou a corrida em 2° e anotou a volta mais rápida da prova. Fernando Alonso (Alpine), depois de sete anos, subiu ao pódio após cruzar a linha de chegada na 3ª posição.
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A corrida ficou marcada por uma série de pilotos com pneus dianteiros furados: Valtteri Bottas (Mercedes), George Russell (Williams) e Nicholas Latifi (Williams) foram as vítimas das "zebras" da pista.
O grid foi um pouco diferente em relação ao treino de ontem. Isso porque Verstappen e Bottas, que fizeram respectivamente o 2° e o 3° melhor tempo na classificação, foram punidos por ignorarem bandeiras amarelas duplas e simples - o holandês largou em 7°, e o finlandês, por sua vez, em 6°.
Largada limpa
Hamilton, único entre os quatro primeiros que optou por iniciar a corrida de pneus médios, largou bem e não sofreu qualquer tipo de incômodo.
Já Alonso, que saiu em 3°, foi para cima de Pierre Gasly (AlphaTauri) já no fim da reta e tomou a posição do francês.
Enquanto isso, Verstappen recuperou três posições ainda nas primeiras curvas e se colocou em 4°, à frente de Lando Norris (McLaren) e Esteban Ocon (Alpine) - o holandês ainda teve as "portas fechadas" por Alonso e, por pouco, não foi ao top 3.
Acorda, Bottas!
Por outro lado, Bottas perdeu cinco posições nas primeiras voltas, saindo de 6° para 11° - atrás, inclusive, de Sergio Pérez (Red Bull).
O finlandês, aliás, tomou uma bronca pouco depois de Toto Wolff, chefão da Mercedes: "Vamos, Valtteri, pegue esses carros", disse o diretor via rádio ao piloto.
Coincidência ou não, ele passou a melhorar o seu desempenho depois do "recado".
Super Max (e super Pérez!)
Arrojado, Verstappen "tirou o atraso" de maneira completa em relação ao treino e ultrapassou, respectivamente, Gasly e Alonso com certa facilidade entre as voltas 4 e 5.
Diante dos ataques, o jovem da Red Bull assumiu a 2ª posição e passou a ficar cerca de quatro segundos atrás do líder Hamilton.
Enquanto isso, o parceiro do holandês também fazia bonito. Pérez, que ficou em 8° ao ganhar três posições na largada, passou Sainz, Ocon e Gasly em pouco tempo. O mexicano assumiu a 5ª posição ainda na volta 14.
Líderes com mesma estratégia
Tanto Hamilton quanto Verstappen resolveram fazer o pit stop cedo e seguiram a mesma estratégia: trocar os pneus médios pelos duros.
O primeiro foi o piloto da Red Bull, que fez uma parada de 2,2 segundos na volta 17. Logo depois, foi a vez do britânico, que teve tempo similar nos boxes.
O mesmo se repetiu entre as voltas 42 e 43. Os dois voltaram a usar pneus médios para a parte final da prova - o líder Hamilton, nesta altura, mantinha uma vantagem de cerca de dez segundos à frente do rival.
Não é dia de Bottas
Se a estratégia da Mercedes com Hamilton foi baseada na segurança, o mesmo não pode se dizer sobre Bottas. A equipe ousou e optou por não trazer o finlandês para os boxes até a volta 34, apostando em uma parada única pouco depois.
O resultado foi um pneu dianteiro furado pelo desgaste ainda na metade do circuito. Com graves problemas, o piloto se "arrastou" até os boxes e colocou pneus duros, voltando na 13ª colocação.
Já na parte final da prova, o carro do finlandês apresentou novos problemas, e ele precisou abandonar a prova.
Safety car virtual e Verstappen com ponto extra
O incidente com pneus não se deu apenas com Bottas. Faltando duas voltas para o fim da corrida, Russell e Latifi também sofreram com o problema.
O caso do canadense foi pior, já que ele não conseguiu conduzir o carro para os boxes e, com isso, o safety car virtual foi ativado.
Bom para Verstappen, que manteve a melhor volta da prova e garantiu um ponto extra. Já Hamilton, vivo na briga pelo título, não sofreu qualquer tipo de perigo e venceu de "ponta a ponta".
Veja o resultado final
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Fernando Alonso (Alpine)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Lando Norris (McLaren)
- Sebastian Vettel (Aston Martin)
- Pierre Gasly (AlphaTauri)
- Daniel Ricciardo (McLaren)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
- Mick Schumacher (Haas)
- George Russell (Williams)
- Nikita Mazepin (Haas)
- Nicholas Latifi (Williams)
- Valtteri Bottas (Mercedes)