O governo do Rio Grande do Sul autorizou o aumento de 30% para 50% de ocupação da capacidade dos estádios de futebol. O anúncio foi feito nesta quarta-feira e vale já para o clássico Gre-Nal do próximo sábado, no Beira-Rio, que poderá receber cerca de 25 mil torcedores.
Os protocolos sanitários já vigentes, como distanciamento social e exigência de vacinação, seguirão sendo exigidos, mas com algumas mudanças. Em um comunicado nas redes sociais, o governo do Estado informou que o novo decreto com as novas regras será publicado ao longo da sexta-feira.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) havia enviado um ofício para o Gabinete de Crise do governo gaúcho solicitando a liberação de 60% da capacidade dos estádios, mas o limite foi definido em 50%. Esse teto deve ser aumentado gradativamente.
Para o clássico Gre-Nal, a direção do Inter já iniciou a comercialização de 15 mil entradas e deve disponibilizar um novo lote nas próximas horas. Não haverá torcida visitante, pois a torcida do Grêmio está proibida temporariamente de frequentar os estádios por conta de uma decisão do STJD.
Por causa da invasão de campo dos torcedores na Arena no último domingo, após a derrota para o Palmeiras, o clube foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode ser punido com a perda do mando de campo de uma a 10 partidas.
O procurador-geral do órgão, Ronaldo Piacente, também pediu uma liminar para impedir que o Tricolor jogue com torcida nos estádios, seja como mandante ou visitante, que foi aceita pelo tribunal.