A Jovem Pan furou a Globo e fechou um acordo nesta terça-feira (9) com o Athletico Paranaense para exibir já na semana que vem partidas do clube como mandante pelo Campeonato Brasileiro na TV por assinatura. A partida inaugural será entre o Furacão e o Atlético Mineiro, válido pela 33ª rodada do torneio nacional, às 18h30 (horário de Brasília) da próxima terça-feira (16), na Jovem Pan News.
O acordo, segundo apurou a coluna, é só para essa partida, mas existem negociações em andamento para cobrir os jogos do ano que vem do clube paranaense.
O jurídico da Jovem Pan analisou o contrato com uma dose extra de cautela antes da sua assinatura para evitar problemas com a Globo. A WarnerMedia, que tem os direitos do Athletico no Brasileirão até o fim deste ano, deu sinal verde para a negociação.
A equipe de transmissão do canal já foi avisada da novidade. Passagens foram compradas, e a logística já foi feita. O clube e a Jovem Pan se basearam na Lei do Mandante, que dá ao dono da casa o direito de comercialização do evento, para a negociação da partida avulsa.
Com isso, o Athletico mostra mais uma vez que não quer fazer negócio com a Globo. Após a WarnerMedia anunciar que deixaria o Brasileirão em 2022, a emissora líder de audiência no Brasil fez uma proposta para todos os times que ficaram sem contrato. Apenas Palmeiras e Athletico Paranaense não responderam.
O Athletico e a Jovem Pan já têm acordo para exibição em pay-per-view desde o primeiro semestre deste ano. A rádio já mostra a partida com imagens em seu canal no YouTube, mas apenas para assinantes.
Em vendas de direitos, o Athletico é assessorado pela Livemode, empresa de Edgar Diniz, ex-dono do Esporte Interativo. A Jovem Pan também está interessada nos jogos do Palmeiras pelo Brasileirão e também consultou o time paulista, mas as conversas ainda não avançaram.
É o segundo evento de futebol comprado pela Jovem Pan para exibição na TV paga. Na semana passada, a empresa de Tutinha adquiriu os direitos da Copa Paulista 2021 e vai exibir suas finais na Jovem Pan News para todo o Brasil.