Com a derrota para o Bahia por 3 a 1 na última sexta-feira, na Fonte Nova, o Grêmio está virtualmente rebaixado para a Série B. O Tricolor tem 96,7% de chances de cair e enfrentará o São Paulo na próxima rodada, na Arena, na quinta que vem, já sob a sombra da queda.
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez as contas para o ge em cima da situação do Grêmio. Se vencer as três rodadas que faltam, o Tricolor chega aos 45 pontos e ainda assim corre 12,7% de risco de queda. Mas a probabilidade de chegar nessa pontuação é de apenas 2,3%.
Em caso de dois triunfos e um empate, a probabilidade pula para 74%. Se vencer só dois, chegando a 42 pontos, as chances de queda ficam em 94,4%.
Probabilidade de queda por pontuação*
- 36 pontos - 100%
- 37 pontos - 100%
- 38 pontos - 100%
- 39 pontos - 100%
- 40 pontos - 99,6%
- 41 pontos - 99,2%
- 42 pontos - 94,4%
- 43 pontos - 74%
- 45 pontos - 12,7%
O Grêmio recebe o São Paulo na próxima quinta-feira, na Arena. Depois, visitará o Corinthians em São Paulo e encerra o Brasileirão de forma oficial contra o Atlético-MG, em Porto Alegre.
O Bahia terá pela frente duelos com Atlético-GO, Atlético-MG, Fluminense e Fortaleza. O Juventude enfrenta Bragantino, Fortaleza, São Paulo e Corinthians. E o Dragão pega Bahia, Chapecoense, Inter e Flamengo.
A delegação gremista trabalhou neste sábado dividida: quem jogou contra o Bahia, fez a recuperação no hotel, o restante treinou no CT do Vitória. O domingo será de folga para o elenco, e a reapresentação ocorre na segunda-feira, no CT Luiz Carvalho.
Com 36 pontos e na 18ª colocação, o Grêmio está a quatro pontos do Bahia, último time antes da zona de rebaixamento. Na próxima quinta-feira, recebe o São Paulo, às 20h, na Arena, pela 35ª rodada.