A Federação Colombiana de Futebol anunciou nesta segunda-feira (18) a demissão do técnico Reinaldo Rueda, 65. O rompimento com o treinador ocorre três semanas após o país encerrar sua participação nas Eliminatórias sem conseguir uma vaga para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.
Os colombianos terminaram a disputa na sexta colocação, com 23 pontos, um a menos do que o Peru, o quinto colocado, classificado para a disputa de uma repescagem, contra os Emirados Árabes Unidos ou a Austrália.
Rueda havia substituído Carlos Queiroz em janeiro do ano passado, depois de uma passagem pelo Chile, mas a Colômbia venceu apenas 7 dos 22 jogos sob seu comando.
Mesmo com jogadores como James Rodríguez, Luis Díaz e Juan Cuadrado, a Colômbia teve dificuldades para acertar as redes e marcou apenas quatro gols em suas últimas nove partidas nas Eliminatórias.
"O Comitê Executivo (da Federação Colombiana de Futebol) analisará e avaliará suas opções para determinar quem deve assumir o cargo de treinador", disse a federação em comunicado.
Reinaldo Rueda, que já comandou o Flamengo, durante a temporada de 2017, quando foi vice-campeão da Copa Sul-Americana, estava em sua terceira passagem como treinador da Colômbia.