Na véspera da Páscoa, o Coelho deu um verdadeiro chocolate no Independência. No retorno do técnico Vagner Mancini ao estádio, o América-MG venceu o Juventude por 4 a 1 na noite de hoje (16), em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Com um pênalti marcado após checagem do VAR, o América-MG abriu o caminho para a vitória com gol de Maidana aos 18 minutos do primeiro tempo. Felipe Azevedo ampliou para os donos da casa aos 24, de cabeça. Ainda na etapa inicial, o Juventude ficou com um a menos: Paulinho Moccelin foi expulso após chegada forte em Zé Ricardo.
Relacionadas
No segundo tempo, Maidana, em noite de zagueiro-artilheiro, fez mais um, dessa vez de cabeça, aos 19 minutos. Rômulo marcou o de honra para o Juventude aos 38, mas ainda teve tempo para mais um do Coelho. Pedrinho, aos 43, marcou um golaço para selar a vitória dos mineiros.
Com o resultado, o Coelho conquistou os três primeiros pontos no Brasileirão, enquanto o Juventude segue sem vencer no torneio nacional. Os dois times voltam a campo no meio de semana pela Copa do Brasil. O América-MG visita o CSA em Alagoas na terça (19), às 19h. O Juventude recebe o São Paulo no Alfredo Jaconi na quarta (20), às 19h30.
O melhor: Maidana
O zagueiro brilhou com dois gols (os dois primeiros pelo América-MG) e foi um dos grandes responsáveis pela vitória tranquila. Converteu o pênalti no primeiro tempo e marcou de cabeça na etapa final. Foi pouquíssimo exigido na defesa.
O pior: Paulo Miranda
O zagueiro foi o responsável por derrubar Paulinho Boia e cometer o pênalti que fez o América-MG abrir o placar. O Juventude havia começado bem no jogo, mas não se encontrou mais após o gol concedido.
VAR 'salva' árbitro duas vezes
Não fosse o árbitro de vídeo, um pênalti claro cometido por Paulo Miranda teria sido ignorado pelo árbitro Ramon Abatti Abel. O VAR ainda auxiliou no lance da expulsão de Paulinho Moccelin, que havia recebido apenas amarelo após uma entrada com as travas da chuteira em Zé Ricardo.
O jogo do América-MG: domínio e tranquilidade
O América-MG não teve dificuldade para bater o Juventude e, depois de abrir o placar com Maidana, sobrou em campo. Empilhou chances no ataque e pouco sofreu na defesa. Além do zagueiro, Paulinho Boia e Felipe Azevedo se destacaram.
O jogo do Juventude: apagão após bom começo
O time comandado por Eduardo Baptista iniciou bem a partida, com velocidade e chances criadas, mas desmoronou após sair atrás no placar. Perdendo por 2 a 0 e ainda com um a menos desde o primeiro tempo, o Juventude até tentou esboçar uma reação com gol de Rômulo no fim, mas não foi o suficiente para pontuar em Belo Horizonte.
Mancini volta ao Independência com triunfo
Esta foi a primeira vitória do América-MG após a volta de Mancini, que reassumiu o clube na última terça-feira e reestreou com empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, pela Libertadores.
'Amuleto' de Mancini decide
Nos dois jogos desde que reassumiu o América-MG, contra Atlético-MG e Juventude, Mancini escalou Felipe Azevedo como titular. Em ambos, o atacante, que era reserva antes do retorno do treinador, aproveitou e marcou gol. O Coelho é o quarto clube que os dois trabalham juntos. Antes, o técnico comandou o jogador em Santos, Sport e Ceará.
Dor pelo gol
Após marcar o terceiro gol do América-MG, o zagueiro Maidana levou a pior, sentiu muitas dores e não aguentou continuar em campo. Mancini colocou Conti no lugar do zagueiro-artilheiro.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 4 X 1 JUVENTUDE
Competição: Campeonato Brasileiro, 2ª rodada
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 16 de abril de 2022, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Éder Alexandre (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Patric, Éder e Índio Ramírez (AME)
Cartões vermelhos: Paulinho Moccelin (JUV)
Gols: Maidana (18'/1ºT e 19'/2ºT), Felipe Azevedo (24'/1ºT) e Pedrinho (43'/2ºT) (AME); Rômulo (38'/2ºT) (JUV)
AMÉRICA-MG: Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Éder, Maidana (Conti) e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Henrique Almeida); Felipe Azevedo, Everaldo (Índio Ramírez) e Paulinho Boia (Pedrinho). Técnico: Vagner Mancini
JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares (Rômulo), Paulo Miranda, Rafael Forster e Busanello (William Matheus); Yuri, Jadson e Chico (Ediunho); Capixaba (Guilherme Parede), Paulinho Moccelin e Ricardo Bueno (Pitta). Técnico: Eduardo Baptista