O Atlético-MG conquistou uma vitória importante neste domingo, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, no Mineirão, o time virou o placar já no segundo tempo e bateu o Avaí por 2 a 1. Morato abriu o placar para os visitantes, enquanto Hulk e Sasha garantiram os três pontos do Galo.
Com o resultado, o Atlético-MG foi a 15 pontos e, assim, empatou com o líder Palmeiras. O Galo, no entanto, está atrás devido aos critérios de desempate. Já o Leão fica na 12ª colocação, com 10 pontos somados.
Agora, os times visam seus próximos duelos no Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG encara o Palmeiras fora de casa no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília). O Avaí joga no sábado, às 19 horas, contra o São Paulo, na Arena da Ressacada.
O jogo
Durante a primeira etapa, o Atlético-MG dominou a partida e criou as melhores chances com Hulk, Sasha e até o defensor Junior Alonso. No entanto, o time pecou nas finalizações e não conseguiu transformar a dominância em gols.
Quem saiu na frente, porém, foi o Avaí. Aos 40 minutos, Otávio recuou mal para Éverson e Morato aproveitou. O atacante tomou a bola, saiu cara a cara, driblou o goleiro e empurrou para o fundo das redes.
Os últimos minutos do primeiro tempo foram quentes. Dessa forma, o VAR foi chamado para analisar possível cartão vermelho de Raniele após entrada em Jair. O árbitro, contudo, deu apenas o amarelo.
Na sequência, um possível pênalti para o Atlético-MG foi analisado e, após não dar a penalidade, o árbitro encerrou a primeira etapa antes do Galo cobrar um escanteio, gerando, assim, a revolta do time da casa.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Atlético-MG foi ao ataque e, com apenas sete minutos, empatou o jogo com um golaço. Hulk recebeu a bola pelo lado direito após lateral, levou para dentro e acertou belo chute de fora da área, no ângulo. A cobrança do lateral gerou discussão, podendo conter uma possível reversão no arremesso de Mariano. O lance, no entanto, foi validado.
O Atlético-MG apertou e, aos 20 minutos, conquistou a virada. Após escanteio, Eduardo Sasha pegou a sobra na entrada da área e bateu cruzado para virar o placar.
Assim, com a virada, o Galo passou a controlar o jogo no campo de ataque e empilhou oportunidades para ampliar a vantagem, embora sem aproveitá-las.
Aos 39 minutos, Douglas Friederich derrubou Ademir fora da área e, com isso, recebeu cartão vermelho. Os visitantes já haviam parado o jogo três vezes para fazer substituições e, com isso, o lateral Kevin foi para o gol.
Apesar do jogador de linha no gol, o Galo não conseguiu aproveitar e, assim, o placar não sofreu alterações. Dessa maneira, o jogo terminou com vitória do time da casa por 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 X 1 AVAÍ
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29 de fevereiro de 2022, domingo
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Tiago Gomes da Silva
Cartões amarelos: Mariano e Jair (CAM) Raniele e Eduardo (AVA)
Cartões vermelhos: Douglas (AVA)
GOLS:
Atlético-MG: Hulk (7', 2ºT), Eduardo Sasha (20', 2ºT)
Avaí: Morato (40', 1ºT)
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Réver, Junior Alonso e Rubens; Otávio, Jair, Ademir (Sávio) e Nacho Fernández; Hulk e Eduardo Sasha (Guga).
Técnico: Turco Mohamed
AVAÍ: Douglas; Kevin, Bressan (Rodrigo Freitas),
Arthur, Cortez; Raniele, Eduardo (Muriqui), Jean Cléber; Pottker, Morato
(Dentinho) e Bissoli
Técnico: Eduardo Barroca