A Fiorentina vinha de três rodadas sem vencer na Serie A e dependia do triunfo dentro do Estádio Artemio Franchi nesta segunda. A Viola, afinal, recebia a Roma em confronto direto por um lugar na Liga Europa. Os anfitriões resolveram a parada logo cedo, com dois gols em 11 minutos para definir a vitória por 2 a 0. Enquanto os romanistas pareciam meio desligados pela semana animada após a classificação à final da Conference, os violetas se aproveitaram e voltam a pleitear seu retorno aos torneios continentais após cinco anos de ausência.
A Fiorentina ganhou um pênalti logo no segundo minuto da partida, em lance muito contestado pela Roma. Nico González sofreu e cobrou com extrema calma, para botar os anfitriões em vantagem, aos cinco minutos. Logo na sequência, aos 11, a Viola ampliou a diferença. Giacomo Bonaventura teve muito espaço para invadir na área e finalizou rasteiro, apenas para tirar do alcance de Rui PatrÃcio. O duelo parecia resolvido desde já. Como se não bastasse, os anfitriões ainda teriam um terceiro gol anulado por impedimento aos 24.
A Roma teve dificuldades para responder ao longo do primeiro tempo. A melhor chance veio numa falta cobrada por Lorenzo Pellegrini, que o goleiro Pietro Terracciano socou para longe. Tammy Abraham aparecia isolado e só conseguiu assustar numa cabeçada durante o inÃcio da segunda etapa. Mas não que a meta de Rui PatrÃcio estivesse a salvo, com o goleiro salvando numa batida de longe de Sofyan Amrabat. Os romanistas tiveram alguns momentos de maior pressão, mas nada que se sustentasse. Na base dos contragolpes, a Fiorentina assustou mais até o fim.
Para a Roma, a melhor notÃcia da noite veio mesmo com o retorno de Leonardo Spinazzola ao time. O lateral disputou sua primeira partida desde a lesão sofrida na Eurocopa, depois de dez meses afastado dos gramados. O ala entrou no lugar de Rick Karsdorp, já aos 45 do segundo tempo. Fica a esperança de que possa ser uma arma extra para a final da Conference e, principalmente, um reforço na próxima temporada.
Roma, Fiorentina e Atalanta aparecem emparelhadas com 59 pontos. No momento, os romanistas iriam para a Liga Europa e os violetas disputariam a Conference. Quem também aparece na briga, um pouco mais confortável com 62 pontos, é a Lazio. Os biancocelesti também estão na zona de classificação para a Liga Europa.