Muito mais do que uma vitória! A Ucrânia fez, nesta quarta-feira (1), a maior partida de sua história. No primeiro jogo oficial desde o início da guerra iniciada pela Rússia, a seleção ucraniana superou todas as adversidades, derrotou a Escócia por 3 a 1 no estádio Hampden, em Glasgow, pela repescagem europeia da Copa do Mundo e ascendeu a esperança de um povo que sofre há mais de 100 dias com confrontos.
Agora, o time de Oleksandr Petrakov vai enfrentar o País de Gales no próximo domingo (5) valendo a última vaga da Europa no Mundial do Qatar.
Sem fazer uma partida oficial desde novembro de 2021, os ucranianos entraram em campo com a missão de tentar voltar a disputar uma Copa do Mundo pela segunda vez. A última e única participação foi em 2006. Por outro lado, os escoceses nunca estiveram tão perto de disputar um Mundial novamente, depois de 24 anos.
O primeiro tempo foi agitado em Glasgow com os dois times buscando o gol. Depois de fazer o goleiro Gordon trabalhar em duas grandes defesas, nos chutes de Yarmolenko e Yaremchuk aos 16 e 19 minutos, a Ucrânia conseguiu abrir o placar aos 32. E com um golaço! No lance, Malinovskyi lança, e Yarmolenko, que atua no West Ham, toca por cobertura na saída de Gordon para fazer 1 a 0. Atrás do marcador, a equipe da casa pressionou em busca do empate, mas não encontrou espaço.
Na volta do intervalo, sem dar qualquer chance de reação aos escoceses, a Ucrânia chegou com segundo gol com Yaremchuk, do Benfica, de cabeça, após um cruzamento na medida de Karavaev, logo aos 3 minutos. A partir de então, a Escócia cresceu no jogo, aumentou o ritmo e desperdiçou boas chances de balançar as redes. Aos 11, McGregor aproveitou o recuo na fogueira para o goleiro Bushchan, pressionou e chutou. A bola passou rente ao travessão.
O time da casa inflou a torcida e quase chegou ao gol aos 21, quando McTominay cruzou e o goleiro Bushchan tentou agarrar. No rebote, McGinn cabeceou na pequena área, mas acabou mandando à esquerda do gol. Aos 30, outra boa oportunidade, Adams arriscou um chute e Bushchan defendeu, mas deu rebote para McGinn. A bola bateu na marcação e saiu por muito pouco.
De tanto tentar, enfim, os escoceses chegaram ao gol aos 33 minutos para colocar fogo no jogo. Bushchan saiu mal após cruzamento, McGregor aproveitou a sobra e encobriu o goleiro. Stepanenko ainda tentou tirar, mas a bola acabou cruzando a linha.
Os minutos finais foram emocionantes em Glasgow. Empurrados pela torcida, a Escócia buscava o empate que levaria o jogo para a prorrogação, mas não conseguia furar a forte defesa ucraniana. No último lance da partida, Dovbyk arrancou e livre na entrada da área finalizou de canhota para colocar a equipe do país devastado pela guerra na final da repescagem europeia.
Situação do campeonato
Com o resultado, a Ucrânia vai enfrentar o País de Gales no domingo, às 13h (de Brasílai), em Cardiff, por uma vaga no Grupo B da Copa do Mundo, que já tem Inglaterra, EUA e Irã. Já a Escócia está definitivamente fora do Mundial.
O cara: Yarmolenko
O camisa 7 abriu o placar para a Ucrânia ainda no 1º tempo com um verdadeiro GO-LA-ÇO por cobertura.
Foi mal: Bushchan
O goleiro ucraniano falhou gol anotado por McGregor, que colocou os escoceses de volta ao jogo aos 37 minutos do 2º tempo. Após um cruzamento pela direita, Bushchan saiu errado, de soco, e não conseguiu se redimir no lance.
Ficha técnica
Escócia 1 x 3 Ucrânia
GOLS: Yarmolenko (32' do1ºT), Yaremchuk (3' do 2ºT), McGregor (37' do 2ºT), Dovbyk (49' do 2ºT)
ESCÓCIA: Gordon; Hickey, McTominay, Hanley e Cooper (Hendry); Robertson, Gilmour (Armstrong), McGregor e McGinn; Adams e Dykes (Christie). Técnico: Steve Clarke
UCRÂNIA: Bushchan; Karavaev, Zabarnyi, Matvienko e Mykolenko; Stepanenko (Tsygankov), Tsygankov (Mudryk), Yarmolenko (Zubkov), Malinovskyi (Shaparenko) e Zinchenko; Yaremchuk (Dovbyk). Técnico: Oleksandr Petrakov