Pela estreia na fase de grupos da Uefa Nations League, a seleção da Polônia não decepcionou e venceu País de Gales de virada por 2 a 1. Mesmo após sofrer um gol no início do 2° tempo, os poloneses reagiram e balançaram as redes duas vezes. Lewandowski esteve em campo, mas não marcou. A partida teve transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Ainda em busca de uma vaga na Copa do Mundo no Qatar, País de Gales não fez como a Polônia, que foi a campo como seus principais jogadores, e poupou. A principal ausência foi a de Gareth Bale, que está de saída do Real Madrid e foi preservado pelo técnico Rob Page para a 'final' da repescagem europeia.
Já os poloneses, que estão garantidos no Qatar, foram com força máxima, incluindo a grande estrela Robert Lewandowski, e utilizaram a partida também como uma forma de se preparar para a competição, no fim do ano.
No primeiro tempo, as melhores chances foram dos donos da casa. Em uma delas, inclusive, Lewandowski inaugurou o marcador.
Aos 20 minutos, o camisa 9 fez jogadaça que teve início antes do meio-campo, passou por quatro marcadores galeses, entrou na área e finalizou. Porém, o goleiro Ward fez uma grande defesa e evitou o gol polonês.
Seria uma pintura! Lewandowski faz jogadaça, sai de quatro marcadores, bate colocado e para em ótima defesa do goleiro de País de Gales
O placar, porém, só foi aberto na segunda etapa. Logo aos 7 minutos, Jonathan Williams acertou um 'canhão' de fora da área, sem chances para o goleiro polonês Grabara, e fez 1 a 0 para Gales.
20 minutos depois, a partida que parecia encaminhada para terminar em vitória galesa, acabou em virada polonesa. Primeiro, foi Kaminski quem balançou as redes, após receber dentro da área, bater colocado e fazer o 1 a 1.
A virada foi selada aos 40 minutos, após bobeada da defesa de País de Gales, que terminou no segundo gol polonês, anotado por Swiderski.
Situação do campeonato
Com o resultado, Polônia somou os primeiros três pontos e assumiu a liderança do grupo grupo D, enquanto Gales já ocupa a lanterna. Bélgica e Holanda, demais integrantes da chave, entram em campo ainda nesta quarta-feira, a partir das 15h45, e também fazem sua estreia na competição europeia.
Vale lembrar que, na Liga A da Nations League, apenas os primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais, enquanto os lanternas são 'rebaixados' para a Liga B.
A um jogo do Qatar
Enquanto a seleção polonesa já está garantida na próxima Copa do Mundo, no grupo C com Argentina, Arábia Saudita e México, País de Gales ainda busca uma vaga no Mundial. No próximo domingo (5), a partir das 13h, os galeses encaram Escócia ou Ucrânia, em Cardiff, pela repescagem europeia, e o vencedor deste confronto estará no Qatar.
No Mundial, os dois países, caso Gales garanta a vaga, podem se esbarrar nas quartas de final, uma vez que os galeses cairão no grupo B, com Inglaterra, Irã e Estados Unidos se forem à Copa.
Substituto de Paulo Sousa mantém invencibilidade
Em seu terceiro jogo à frente da seleção polonesa, o segundo em partidas oficiais, Czeslaw Michniewicz, de 52 anos, manteve a invencibilidade.
O ex-técnico do Legia Warszawa, da elite do futebol polonês, assumiu o cargo logo após Paulo Sousa rescindir o seu contrato com a seleção e se transferir para o Flamengo, em janeiro.
Desde então, ele empatou com a Escócia por 1 a 1, em amistoso, e logo depois classificou a Polônia para a Copa do Mundo, após vitória por 2 a 0 sobre a Suécia.
Próximos jogos
A seleção da Polônia volta a campo daqui a uma semana, no dia 8 de junho, para a 2ª rodada da Nations League. A Bélgica será a adversária e jogará em casa, em Bruxelas, a partir das 15h45.
País de Gales, por sua vez, tem compromisso já no domingo (5), a partir das 13h, contra Escócia ou Ucrânia, pela final da repescagem europeia para a Copa do Mundo.
Ficha técnica
Polônia 2 x 1 País de Gales
GOLS: País de Gales: Jonathan Williams (7' 2°T); Polônia: Kaminski (27' 2°T) e Swiderski (40' 2°T).
POLÔNIA: Grabara; Bereszynski; Glik, Bednarek e Puchacz (Zalewski); Klich (Zurkowski), Krychowiak (Grosicki), Góralski (Kaminski) e Zielinski; Lewandowski e Buksa (Swiderski). Técnico: Czeslaw Michniewicz.
GALES: Ward (Hennessey); Gunter, Mepham e Norrington-Davies; Smith, Levitt, Morrell, Williams (Thomas) e Burns (Neco Williams); Moore (Harris) e Daniel James (Matondo). Técnico: Rob Page.