Com a temporada do futebol europeu encerrada, os principais clubes do continente se movimentam em busca de reforços para as disputas de 2022/2023. Jogadores em fim de contrato já estão se acertando com novas equipes, e alguns dos principais nomes do futebol mundial, incluindo estrelas da seleção brasileira, devem trocar de ares nesta janela.
Confira a seguir as principais movimentações:
O Chelsea perdeu o centroavante Romelu Lukaku, que, insatisfeito, voltou à Inter de Milão por empréstimo, apenas um ano depois de ter sido comprado dos próprios italianos por 115 milhões de euros. Para seu lugar, uma contratação bombástica pode acontecer: Cristiano Ronaldo, que pediu para sair do Manchester United, está sendo monitorado pelo clube e já iniciou conversas com o representante do craque, Jorge Mendes, segundo o site The Athletic.
Dois zagueiros já saíram de graça: Andreas Christensen acertou com o Barcelona, e Antonio Rüdiger vai defender o Real Madrid. Estão na mira os zagueiro Jules Koundé, do Sevilla, e Matthijs de Ligt, da Juventus. Outro alvo é o ponta brasileiro Raphinha: o Chelsea entrou forte na briga com Arsenal e Barça, e é o favorito para levar o jogador do Leeds.
A grande expectativa pela contratação de Kylian Mbappé não se concretizou, com o astro francês preferindo renovar com o Paris Saint-Germain. O mais novo alvo é o promissor atacante inglês Jude Bellingham, do Borussia Dortmund. De acordo com a rádio Cadena SER, o meia-atacante de 18 anos é visto como o nome ideal para substituir futuramente o croata Luka Modric, 36. Uma proposta de 90 milhões de euros (498 milhões de reais) pode ser formalizada pelo clube espanhol. Os alemães querem, pelo menos, 100 milhões de euros (554 milhões de reais).
Outro reforço especulado é do atacante português destaque do Milan, Rafael Leão. Enquanto isso, dois reforços já foram acertados: o volante francês Aurélien Tchouaméni, revelação do Monaco, e o zagueiro alemão Antonio Rüdiger, destaque do Chelsea, que chega em fim de contrato. Por outro lado, três atletas importantes nas conquistas recentes do clube não renovaram contrato e deixam o clube: o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, o meia espanhol Isco e o atacante galês Gareth Bale, que foi para o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
O decacampeão alemão pode perder seu principal jogador: o polonês Robert Lewandowski só tem mais um ano de contrato, não quer renovar e já pediu para ser vendido. O Barcelona é o principal interessado. Também de saída estão o zagueiro Niklas Süle, que acertou com o Borussia Dortmund, e o volante Corentin Tolisso, que voltou para o Lyon. Já o principal reforço é o atacante senegalês Sadio Mané, um dos destaques do Liverpool nas últimas temporadas. Outros reforços vêm do Ajax: o lateral-direito marroquino Noussair Mazraoui e o volante holandês Ryan Gravenberch. O mesmo não pode ser dito de Cristiano Ronaldo: o craque português, insatisfeito no Manchester United, foi oferecido ao clube alemão, mas segundo a imprensa estrangeira, os dirigentes recursaram a oferta.
Em reconstrução, o Barcelona pode ter que vender um de seus destaques, o volante holandês Frenkie de Jong, para equilibrar as contas. O Manchester United tem interesse. O time já fechou duas contratações a custo zero: o zagueiro dinamarquês Andreas Christensen, que está deixando o Chelsea, e o volante marfinense Franck Kessié, de saída do Milan. O grande alvo do mercado é o centroavante polonês Robert Lewandowski, que quer deixar o Bayern de Munique.
Além disso, o ponta brasileiro Raphinha, do Leeds e da seleção, está na mira, mas o Barça enfrenta concorrência pesada de times ingleses. Por outro lado, o atacante Adama Traoré, emprestado pelo Wolverhampton, não vai ficar em definitivo. Também de saída está o lateral-direito Daniel Alves, que não terá o contrato renovado e fica livre no mercado. Já o zagueiro francês Clément Lenglet está na mira do Tottenham e pode ser negociado.
Vice-campeões da Série A na última temporada – o campeonato só foi decidido na última rodada -, os nerazzurri buscam reforços de peso no mercado. Os dois principais nomes são para o ataque: o belga Romelu Lukaku já foi anunciado e passará a temporada emprestado pelo Chelsea, apenas um ano depois de ser vendido pela própria Inter por 115 milhões de euros, enquanto o argentino Paulo Dybala negocia após sair de graça da Juventus.
O clube já assegurou as contratações do goleiro camaronês André Onana, do Ajax, e do meia armênio Henrikh Mkhitaryan, da Roma, ambos livres. Com relação às saídas, o ponta croata Ivan Perisic foi para o Tottenham. Além disso, os chilenos Alexis Sánchez e Arturo Vidal também não devem permanecer. Outra possível baixa é o zagueiro eslovaco Milan Skriniar, na mira do PSG.
O time de Jürgen Klopp aceitou vender um de seus principais jogadores: o senegalês Sadio Mané, que tinha apenas mais um ano de contrato, acertou com o Bayern de Munique. Com isso, a equipe já observa o mercado em busca de possíveis substitutos, e o brasileiro Antony, do Ajax, é um dos principais nomes na lista. Já o uruguaio Darwin Núñez chega do Benfica como a maior contratação da história do clube, com cifras que podem chegar a 100 milhões de euros. O jovem lateral-direito escocês Calvin Ramsay vem do Aberdeen, para compor elenco. Por sua vez, o atacante belga Divock Origi saiu em fim de contrato e acertou com o Milan.
O grande reforço para a próxima temporada já foi anunciado: o centroavante norueguês Erling Haaland, que deixou o Borussia Dortmund mediante pagamento da multa rescisória. Outros reforços que chegam são o argentino Julián Álvarez, artilheiro do River Plate, e o volante Kalvin Phillips, do Leeds e da seleção inglesa. Também está na mira o lateral esquerdo espanhol Marc Cucurella, do Brighton. Por outro lado, o atacante Gabriel Jesus foi vendido ao Arsenal por 45 milhões de libras. Outro brasileiro de saída é o volante Fernandinho, que está em fim de contrato e deve acertar sua volta ao Athletico-PR. Já o goleiro reserva Zack Steffen será emprestado ao Middlesbrough; para seu lugar chegou o alemão Stefan Ortega, do Arminia Bielefeld.
O futuro de Cristiano Ronaldo é a grande incógnita: o astro pediu para sair caso chegue alguma boa oferta e já despertou interesse do Chelsea. O meio-campista francês Paul Pogba, em fim de contrato, deve voltar para a Juventus. Também não vão renovar o atacante uruguaio Edinson Cavani, o meia espanhol Juan Mata e o meia inglês Jesse Lingard, enquanto o volante sérvio Nemanja Matic já assinou com a Roma. Entre os reforços especulados, dois dos principais nomes são holandeses, mesma nacionalidade do novo técnico, Erik ten Hag: o volante Frenkie de Jong, do Barcelona, e o zagueiro Jurriën Timber, do Ajax. Outro nome é o do meia dinamarquês Christian Eriksen, que está sem contrato após defender o Brentford na temporada passada.
O clube conseguiu segurar seu principal jogador das últimas temporadas, o atacante Kylian Mbappé, que frustrou o Real Madrid e renovou contrato até 2025. Por outro lado, o argentino Ángel Di María tem vínculo terminando em junho e não vai ficar; a Juventus é um possível destino. Reforços na mira são o meia francês Christopher Nkunku, que já jogou pelo PSG e hoje é destaque do alemão Red Bull Leipzig, o volante português Renato Sanches, do Lille, e o zagueiro eslovaco Milan Skriniar, da Inter de Milão. Já o volante português Vitinha chega do Porto por 40 milhões de euros.
Dois jogadores históricos saem de graça, em fim de contrato: o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, capitão do time, que vai para o Los Angeles FC, dos EUA, e o atacante argentino Paulo Dybala, que foi o principal jogador da equipe no último título italiano, em 2020, e deve acertar com a Inter de Milão. Já o centroavante Álvaro Morata, que estava emprestado pelo Atlético de Madri, não ficará em definitivo. Podem chegar o francês Paul Pogba, de saída do Manchester United, e o argentino Ángel Di María, que não vai ficar no PSG. Por sua vez, o zagueiro holandês Matthijs de Ligt está na mira do Chelsea e já deu sinais de que quer sair da Juve.