O time misto do Flamengo venceu o Santos por 2 a 1 na noite de hoje (2), na Vila Belmiro, pela 15º rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols rubro-negros foram marcados por Pedro e Gabigol, enquanto Vinícius Zanocelo descontou para o Peixe.
O técnico Dorival Júnior optou por preservar titulares, rubro-negros, desgastados após a viagem para a Colômbia no meio da semana, mas montou um Flamengo competitivo que, especialmente no primeiro tempo, dominou o Santos. A derrota aumenta a pressão sobre o argentino Fabián Bustos, muito criticado pelos presentes no estádio e com trabalho sob avaliação da cúpula santista.
Com o resultado, o Fla termina o sábado na sétima colocação do Brasileirão, com 21 pontos. O Peixe estaciona nos 19 e cai para a oitava posição. A rodada será concluída na segunda (4).
Na próxima rodada do Brasileirão, o Santos atua novamente na Vila Belmiro e recebe o Atlético-GO no domingo da semana que vem (10), às 18h. No mesmo dia, mas às 16h, o Flamengo visita o Corinthians, na Neo Química Arena.
No continente
Antes, porém, os times entram em campo por torneios continentais. O Peixe enfrenta o Deportivo Táchira-VEN, na Vila, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana - a ida terminou empatada em 1 a 1. O Rubro-Negro, por sua vez, recebe o Tolima-COL, no Maracanã, pelo segundo jogo das oitavas de final da Libertadores - o Fla venceu a primeira partida por 1 a 0, fora de casa. Os dois jogos ocorrem na quarta (6), às 21h30.
Live do Santos
Live do Flamengo
Quem foi bem: Marinho e Pedro
Os atacantes se destacaram na Vila Belmiro, especialmente no primeiro tempo. O ponta deu muito trabalho e foi muito caçado pelos jogadores do Santos. O centroavante, por sua vez, desencantou após nove jogos, participou do gol de Gabigol e conseguiu se livrar da marcação com seu bom posicionamento ofensivo.
Quem foi mal: Felipe Jonatan e Vitinho
O lateral-esquerdo teve jornada infeliz e sofreu para marcar Marinho nesta noite. Já o atacante do Rubro-Negro destoou dos companheiros e não aproveitou a chance dada por Dorival.
Cronologia do jogo
O time misto do Flamengo não teve dificuldades para dominar o Santos em plena Vila Belmiro no primeiro tempo. O Rubro-Negro controlou as ações, neutralizou o Peixe e conseguiu abrir o placar em bonito gol de jogada trabalhada aos 18 minutos. Marinho achou passe em profundidade para Everton Ribeiro, que cruzou para Pedro, de voleio, colocar o Fla na frente.
A etapa final voltou mais equilibrada, com os visitantes ligeiramente superiores. Ainda assim, foi o Santos quem conseguiu marcar: Vinícius Zanocelo, de falta, deixou tudo igual aos 21. O Flamengo respondeu rápido e, após a entrada de titulares, fechou o placar com gol de Gabigol, aos 28.
O jogo do Santos
O time de Bustos praticamente não conseguiu jogar no primeiro tempo. Com quatro atacantes de ofício na escalação (Léo Baptistão, Ângelo, Lucas Braga e Marcos Leonardo), não conseguiu traduzir a proposta ofensiva em chances. Deu muitos espaços para o Flamengo, especialmente pelo lado de Felipe Jonatan. Lucas Braga foi um dos poucos destaques da equipe. Na etapa final, conseguiu equilibrar e achou um gol de falta com Zanocelo, após falha do goleiro Santos. No geral, porém, mais uma atuação ruim do Peixe.
O jogo do Flamengo
Escalado repleto de reservas, o mistão de Dorival Júnior mostrou solidez e amplo controle da partida na Vila Belmiro. Manteve a posse de bola, criou oportunidades, pouco sofreu na defesa. Resultado importante e descanso para os titulares antes de decidir a vida contra o Tolima na Libertadores. Cria da base, Victor Hugo mostrou personalidade em chance de ouro dada pelo treinador.
Pedro chega aos 50 gols pelo Fla
Com o gol marcado na Vila, o centroavante encerrou um jejum de nove jogos sem balançar as redes. Foi titular pela segunda vez sob comando de Dorival Júnior e mostrou bom posicionamento para abrir o placar. Foi o gol de número 50 de Pedro pelo Flamengo e o nono em 2022.
Goleiro Santos falha, e Zanocelo se redime com gol de falta
O volante santista, que esteve desligado na marcação no gol de Pedro, se redimiu com belo gol de falta para, àquela altura, empatar a partida na Vila Belmiro. Ele contou com grande contribuição do goleiro Santos, que aceitou a finalização de longa distância.
Gabigol: viciado em ativar a lei do ex contra o Santos
Ele começou no banco, mas recebeu vaias antes mesmo de a bola rolar. Quando foi a campo, gerou confusão após receber uma falta e recebeu amarelo. Mas o faro decisivo se fez valer de novo diante do clube que o revelou. Desempatou a partida e deu a vitória ao Flamengo. Foi a oitava vez, em sete jogos, que ele marcou contra o Peixe.
Ricardo Goulart reaparece no Santos
O meio-campista voltou a ser acionado pelo técnico Fabián Bustos e entrou em campo após quatro partidas. Ele substituiu Léo Baptistão, aos 26 minutos do segundo tempo, mas foi discreto.
Santos: mais um jogo sem vencer na Vila
O Peixe chegou ao quinto jogo consecutivo sem conseguir vencer na Vila Belmiro. No período, o time de Bustos empatou com Banfield, Inter e Red Bull Bragantino e perdeu para Palmeiras e Flamengo.
Vaias para Marinho
No primeiro encontro com o Santos depois de forçar a saída para jogar pelo Flamengo, Marinho não foi poupado pelos santistas presentes na Vila Belmiro e foi muito vaiado. Ao entrar no gramado, o atacante colocou as mãos nos ouvidos, de forma irônica, enquanto ouvia os insultos. Em campo, o camisa 11 se destacou, levou a melhor nos duelos pelo lado direito do ataque rubro-negro e participou da jogada do gol de Pedro. Gustavo Henrique e Gabigol, revelados pelo Peixe, também foram alvos da torcida alvinegra.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1 x 2 FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro, 15º rodada
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Dia: 2 de julho de 2022, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Público: 12.464
Renda: R$ 402.345,00
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan, Ângelo, Camacho e Vinícius Zanocelo (SAN); Thiago Maia e Gabigol (FLA)
Gols: Pedro (FLA), aos 18'/1ºT (0-1), Vinícius Zanocelo (SAN), aos 21'/1ºT (1-1) e Gabigol (FLA), aos 28'/2ºT (1-2)
SANTOS: João Paulo; Auro (Rwan), Velázquez, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Camacho, Vinícius Zanocelo (Carlos Sánchez) e Léo Baptistão (Ricardo Goulart); Ângelo (Bruno Oliveira), Marcos Leonardo e Lucas Braga. Técnico: Fabián Bustos
FLAMENGO: Santos; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Pablo e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Everton Ribeiro (Diego) e Victor Hugo (Arrascaeta); Vitinho (Lázaro), Marinho (Gabigol) e Pedro (David Luiz). Técnico: Dorival Júnior