A Globo prepara uma grande campanha para marcar o retorno da cobertura da Libertadores da América a partir de 2023. Após o hiato de três anos em que o campeonato foi transmitido pelo SBT, a emissora líder vai usar a temática "de volta para casa" para divulgar os jogos.
O slogan será uma espécie de provocação ao SBT, que foi alvo de críticas por torcedores, principalmente do Flamengo. A emissora pretende deixar claro que a Libertadores voltou porque o público sentia falta do padrão Globo em finais continentais que envolviam brasileiros. A campanha está prevista para começar a ser veiculada no fim do ano.
A TV líder de audiência deseja aproveitar a atenção do público durante a reta final da Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre novembro e dezembro. A concepção da campanha será finalizada ainda neste mês pela área de promoção da empresa.
Outro ponto é que a propaganda vai deixar claro que a Libertadores na Globo voltará ao dia que o público sempre se acostumou: noites de quarta-feira. O SBT, para ter um dia fixo de futebol em sua programação, optou por mudar as partidas que têm direito da competição até este ano para as terças.
Por que a Libertadores saiu da Globo
Toda a celeuma começou em 2020. A Globo rescindiu um contrato de US$ 60 milhões (R$ 325 milhões, na cotação atual) pela cobertura da Libertadores, alegando não ter condições de arcar com o compromisso por causa da crise financeira deflagrada após o início da pandemia.
Irritada, a Conmebol processou a emissora e pediu uma compensação por perdas e danos. Além disso, a Globo ficou impedida de comprar torneios realizados pela federação. A Copa América de 2021, por exemplo, que teve a Argentina como campeã, foi transmitida pelo SBT.
A emissora de Silvio Santos assumiu o contrato que era da concorrente na TV aberta da Libertadores. Para fugir da concorrência de outros jogos de futebol que a Globo programou e que derrotaram a competição continental na audiência, o SBT colocou os jogos nas noites de terça a partir das oitavas de final da edição de 2020.
Em outubro de 2021, Conmebol e Globo fizeram um acordo extrajudicial e voltaram a ser parceiras comerciais. A emissora pagará US$ 40 milhões (R$ 217 milhões, na cotação atual) em parcelas até 2023 como indenização pela quebra do vínculo. Em contrapartida, conseguiu retornar para a briga por direitos de eventos da entidade.
Foi assim que a TV carioca entrou na licitação da Libertadores. Para recuperar os direitos, ainda aceitou exibir os patrocinadores da Conmebol e mostrar a final única mesmo se ela não tivesse times brasileiros. O contrato da Globo começa no ano que vem e vai até 2026. Já o SBT vai exibir a Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais importante de futebol do continente.