Para seguir sonhando com a classificação, o Botafogo tem mais uma decisão, nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, contra a LDU-EQU pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida se apresenta como um divisor de águas para o alvinegro, que pode dormir na liderança ou permanecer na lanterna, o que diminuiria consideravelmente as chances de disputar o mata-mata.
Como é o último do grupo com apenas três pontos, o clube brasileiro busca ganhar o segundo jogo consecutivo na competição para saltar de vez no grupo. Caso isso aconteça, ele chegaria a seis pontos e torceria pelo empate no jogo do líder Junior Barranquilla com o Universitario-PER, em Lima, Peru, para alcançar a primeira colocação.
Apesar desta configuração apontar uma igualdade na pontuação, com seis pontos para cada lado, o Botafogo levaria a melhor no número de vitórias como primeiro critério de desempate, já que todos os times ganharam somente uma vez nas três rodadas até o momento.
Já em caso de empate, o alvinegro não conseguiria figurar entre os dois primeiros do grupo, uma vez que a LDU iria a cinco pontos, sendo que o Universitario também está com quatro pontos e, por isso, não poderia pontuar.
Por outro lado, a vitória da equipe peruana ou colombiana abriria o caminho para o time carioca entrar na zona de classificação, ao mesmo tempo que eliminaria as possiblidades de liderança com o término desta rodada.
Se perder o jogo contra a LDU, o Botafogo ficaria em uma situação extremamente delicada para garantir uma vaga nas oitavas de final da Libertadores. Normalmente, os times que atingem dez pontos costumam se classificar, pelo menos em segundo, ao mata-mata da competição. Neste cenário, a equipe de Artur Jorge precisaria de duas vitórias e um empate nas três partidas restantes da fase de grupos.