O Bayer Leverkusen alcançou um feito raro nas grandes ligas do futebol europeu. Campeão antecipado do Campeonato Alemão, concluiu neste sábado (18) a campanha sem nenhuma derrota, algo que um clube havia alcançado pela última vez na Alemanha no distante 1943, quando a disputa tinha outro modelo e foi vencida pelo Dresdner.
O time dirigido pelo espanhol Xabi Alonso encerrou sua trajetória na competição com uma vitória por 2 a 1 sobre o Augsburg, em Leverkusen. Boniface e Andrich marcaram para a equipe da casa no primeiro tempo, e Kömür descontou na etapa final.
Foi a primeira conquista do time na Bundesliga, como é hoje chamado o Alemão. A excelente campanha findou uma estendida hegemonia do Bayern de Munique, vencedor das 11 edições anteriores do certame.
Ao fim do campeonato, o Bayer contabilizou 90 pontos em 34 partidas, um aproveitamento de 88% dos pontos que lhe deu ampla vantagem sobre a concorrência. O vice-líder Stuttgart somou 73 pontos, e o Bayern de Munique ficou na terceira colocação, com 72.
"É uma temporada excepcional, não só na Alemanha mas em nível europeu. Merecemos fazer parte da história do futebol europeu. Daqui a 20 anos, vamos olhar para trás e fizer: ‘Fizemos aquilo’", declarou Xabi Alonso.
"É um dia importante para o clube. Devemos estar orgulhosos a respeito a maneira de que jogamos. Invictos, 90 pontos... Precisamos de um pouco mais de tempo para dar o devido valor a este título, o primeiro da Bundesliga e uma grande vitória na Bundesliga", acrescentou.
O time de Xabi Alonso entrou em uma galeria restrita de campeões invictos em ligas europeias de primeira divisão. Neste século, o feito só havia sido obtido pelo Arsenal, na Inglaterra, na temporada, 2003/04, pela Juventus, na Itália, em 2011/12, e pelo Porto, em Portugal, nas disputas de 2010/11 e 2012/13.
A temporada ainda pode ter mais alegrias para o Leverkusen, que disputará dois títulos nos próximos dias. Na quarta-feira (22), decidirá a Liga Europa contra a Atalanta, em Dublin, na Irlanda. No sábado (25), enfrentará o Kaiserslautern, em Berlim, pela Copa da Alemanha.
"Preciso de tempo para processar esta vitória, o título invicto, mas não temos tempo, já há um grande objetivo na quarta-feira. É uma oportunidade única", disse Xabi Alonso.
"De qualquer maneira, vamos nos lembrar deste dia. É um dia especial levantar a taça, ainda mais com uma campanha sem derrotas. Este time está marcado na história da Bundesliga", concluiu.
O excelente ano do Bayer Leverkusen fez de Alonso um técnico cobiçado em grandes clubes do futebol da Europa. Houve especulações a respeito da possibilidade de ele assumir o Liverpool ou o Bayern, dois times que defendeu como meio-campista.
O ex-jogador, no entanto, assegurou que vai permanecer no Leverkusen e tentar dar sequência ao bom momento na temporada 2024/25. O espanhol tem contrato com a agremiação alemã até 2026.