O Cruzeiro teve um grande teste de paciência para avançar de forma direta às oitavas de finais da Copa Sul-Americana. No Mineirão, a Raposa teve amplo domínio, mas só conseguiu vencer a Universidad Católica de Quito-EQU, por 1 a 0, na reta final, quando Rafa Silva pegou o rebote dentro da área.
O resultado era o que o Cruzeiro precisava para terminar como líder do Grupo B, chegando a 12 pontos e ultrapassando justamente os equatorianos, que terminaram em segundo, com 11, e irão para os playoffs.
ZERADO
Precisando da vitória, o Cruzeiro começou a partida tímido. Principal jogador, o meia Matheus Pereira demorou para entrar no jogo. O único lance de perigo foi em chute cruzado de Gabriel Veron, aos seis minutos, que tirou tinta da trave.
Mesmo com mais posse de bola, a Raposa abusava de lançamentos longos, o que deixou o ataque mineiro afobado na reta final. Os paraguaios eram firmes na marcação e assustava em contra-ataques, dando trabalho ao goleiro Anderson.
NO FIM
Na segunda etapa, o Cruzeiro voltou mais efeitvo. Com Matheus Pereira mais ligado, o meia quase abriu o placar com um voleiro na grande área. O time mineiro tinha mais calma para construir as jogadas, trocando mais passes e ocupando o campo de ataque.
Com o passar do tempo, a afobação aumentou, ainda mais quando a paciência da torcida começava a se esgotar na arquibanca, vendo o time pouco efetivo. O drama durou até os 34 minutos, quando Zé Ivaldo cabeceou, o goleiro equatoriano falhou e Rafa Silva marcou o gol da classificação.