Após a CBF adiar os jogos dos times do Rio Grande do Sul, como mandantes e visitantes, por 20 dias, Flamengo, São Paulo e Palmeiras disponibilizaram os seus respectivos Centros de Treinamentos para os times gaúchos por conta das enchentes que ocorrem no estado.
Os três clubes anunciaram a medida por meio das redes sociais, na tarde desta terça-feira. Segundo a nota oficial, Internacional, Grêmio e Juventude — as equipes fortemente impactadas pelas consequências do desastre natural — poderão utilizar as instalações de Flamengo, São Paulo e Palmeiras para alojamento, treinamentos e jogos, se assim desejarem.
O CT Parque Gigante, local onde o Internacional faz seus treinamentos, foi atingido pela cheia do Lago Guaíba, que chegou a incríveis 4,50 metros na última sexta-feira. Além do Inter, o Grêmio também viu suas dependências serem atingidas pela enchente, principalmente seu estádio, que está com o gramado completamente alagado.
Confira a nota oficial de Flamengo, Palmeiras e São Paulo
"Na condição de representantes de Flamengo, Palmeiras e São Paulo, os presidentes Rodolfo Landim, Leila Pereira e Julio Casares se reuniram na manhã desta terça-feira (07) para discutir novas ações de apoio aos clubes gaúchos neste momento difícil na história do Rio Grande do Sul.
As três agremiações se solidarizam e lamentam profundamente a tragédia provocada pelas fortes chuvas no estado. Além das ações já realizadas e de outras que serão promovidas, os três clubes decidiram colocar suas infraestruturas à disposição de Grêmio, Internacional e Juventude. Desse modo, estas equipes, fortemente impactadas pelas consequências do desastre natural, poderão utilizar as nossas instalações para alojamento, treinamentos e jogos, se assim desejarem.
O Flamengo disponibiliza o CT George Helal (Ninho do Urubu); o Palmeiras oferece a Academia de Futebol, o Allianz Parque e a Arena Barueri; o São Paulo propõe acolhimento no CT de Cotia e no MorumBIS.
Da mesma maneira, os três clubes creem fortemente que a CBF, em seu papel de entidade máxima do futebol nacional, possa disponibilizar a Granja Comary como mais um local de abrigo aos clubes gaúchos, entre outras formas de apoio.
Temos certeza que o futebol brasileiro se unirá cada vez mais pelo povo do Rio Grande do Sul."
Em um debate na manhã desta terça-feira entre CBF e os clubes da Série A, a entidade entendeu que não há uma decisão unânime, e tenta minimizar impactos. Apesar da atitude solidária, haveria influência direta no calendário deste e do próximo ano.
Enquanto Grêmio e Inter seguem sem poder treinar, Juventude e Caxias já retomaram as atividades. Através da federação gaúcha, os clubes pediram adiamento dos jogos por 20 dias, mas a ideia é que a situação seja monitorada e os adiamentos sejam feitos a conta-gotas.
A CBF consultou toda a rede envolvida no Brasileiro e na Copa do Brasil e também os clubes. Alguns não admitem hipótese de paralisação. A outra alternativa seria que os times do Sul treinassem e mandassem jogos em outros estados, mas há resistência à essa ideia.