Portuguesa-RJ e Itabuna-BA fizeram um jogo equilibrado na tarde deste sábado (18) e deixaram as emoções para a segunda etapa, que teve Lawan e Rafael Silva brilhando e dando números finais ao jogo, que terminou empatado pelo placar de 1 a 1. O time baiano saiu na frente aproveitando uma jogada de contra-ataque, mas os mandantes empataram nos últimos minutos, em jogada aérea. A partida foi válida pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro e aconteceu no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Com o resultado, o Itabuna-BA chegou aos oito pontos e manteve momentaneamente a primeira colocação do Grupo A6, enquanto a Portuguesa-RJ ficou com seis, em terceiro lugar. A briga pela parte alta da tabela ainda será aquecida com Serra-ES e Democrata-MG, que se enfrentam na próxima terça-feira (21), no Robertão.
Em campo, a Portuguesa-RJ começou a partida bem postada e oferecendo perigo ao gol do Itabuna-BA. Aos 17 minutos, em jogada aérea, Marcelo Toscano subiu mais que a defesa do time baiano e tocou de cabeça, a bola passou perto da meta.
Mesmo sofrendo pouco com as tentativas ofensivas do Itabuna-BA, a Portuguesa-RJ também não criou. O time ocupou bem os espaços no campo de ataque, mas não teve criatividade para desmontar o eficiente sistema defensivo dos baianos, que conseguiram resistir bem na primeira etapa e ainda chegar com perigo.
Aos 26 minutos, após rápida troca de passes do lado esquerdo, Rafa Marcos finalizou de primeira e o goleiro da Portuguesa-RJ caiu para defender. O primeiro tempo terminou com o Itabuna gostando do jogo e povoando mais o ataque do time do Rio de Janeiro.
EMOÇÃO ATÉ O FIM
As emoções da partida ficaram mais para o segundo tempo. O jogo se manteve equilibrado, com boas possibilidades para os dois lados. Aos 18 minutos, a Portuguesa-RJ chegou bem na área do Itabuna-BA e ficou reclamando de pênalti após queda do atacante na frente do goleiro Cabral. A arbitragem mandou o lance seguir.
Mais ofensiva, a Portuguesa-RJ abriu mão de preocupações defensivas e passou a pressionar o Itabuna-BA, dando espaço para contra-ataques. Bem postado em campo, o time baiano conseguiu explorar o nervosismo dos adversários e abriu o placar. Em rápida saída, Rian ganhou na velocidade e finalizou em cima do goleiro, no rebote, Lawan empurrou para o gol vazio aos 39 minutos da etapa final.
Com o resultado negativo no placar, a Portuguesa-RJ se jogou ao ataque. Após uma sequência de bolas na área, o clube chegou ao empate aos 49 minutos, com Rafael Silva aproveitando bem um cruzamento e finalizando de cabeça, para deixar tudo igual no Luso Brasileiro.
PRÓXIMA RODADA
Pela Série D, a Portuguesa-RJ volta a campo no sábado (25), para enfrentar o Audax Rio-RJ, às 15h30, no Moça Bonita, enquanto o Itabuna-BA encara o Nova Iguaçu, às 16h, em Pituaçu.
- GOLS:
- Portuguesa-RJ: Rafael Silva aos 49’2T
- Itabuna-BA: Lawan aos 39’2T