O técnico Dorival Júnior convoca nesta sexta-feira, 10, às 12h (de Brasília), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a seleção brasileira para a disputa da Copa América, que será realizada nos Estados Unidos a partir do dia 20 de junho. O evento será transmitido ao vivo no programa Opinião Placar, no canal de YouTube da Placar TV, com sinal da CBF TV, e terá minuto a minuto no site da Placar.
Ainda não há certeza sobre o número de jogadores que serão chamados. O limite de inscritos para a competição continental é de 23 atletas – com três goleiros-, mas existe a possibilidade de o treinador chamar nomes extras para observar nos amistosos e nos treinamentos até meados de junho.
O Brasil estreia no torneio diante da Costa Rica, no dia 24 do mesmo mês, em Los Angeles. A equipe está no grupo D ao lado de Colômbia, Paraguai e Costa Rica.
Além da competição, a lista também valerá para dois amistosos preparatórios: contra o México, no dia 8 de junho, e contra os Estados Unidos, no dia 12, ambos já em solo americano.
Pelo cronomograma, os atletas que atuam na Europa se apresentam primeiro, em 30 de maio, enquanto jogadores do futebol brasileiro quatro dias depois, em 3 de junho. Há possibilidade de atraso no planejamento de parte dos jogadores dependendo do desfecho das finais de competições europeias.
A decisão da Champions League, por exemplo, está marcada para o próximo dia 1º para o estádio de Wembley, em Londres. No Real Madrid, favorito para eliminar o Bayern de Munique em uma das semifinais, nomes como os atacantes Vinicius Júnior e Rodrygo, além do zagueiro Eder Militão, teriam que se apresentar depois.
A seleção brasileira já iniciou oficialmente um novo ciclo, com o ex-treinador do São Paulo no comando, na Data Fifa de março com os amistosos diante de Inglaterra e Espanha na Europa – vitória por 1 a 0 contra os ingleses e empate por 3 a 3 com os espanhóis.
Além de Endrick, que marcou os seus dois primeiros gols pela seleção, outros nomes chamaram a atenção como o goleiro Bento, os zagueiros Fabrício Bruno e Beraldo, o lateral-esquerdo Wendell, os volantes João Gomes e Andres Pereira e o meia Lucas Paquetá.
A primeira convocação de Dorival ocorreu 51 dias após ser anunciado pela CBF para suceder Fernando Diniz no cargo. O treinador foi o escolhido após o fracasso do presidente Ednaldo Rodrigues nas negociações com o italiano Carlo Ancelotti, que renovou contrato com o Real Madrid.
Na lista inicial, cinco estreantes: Rafael (São Paulo), Beraldo (Paris Saint-Germain), Murilo (Palmeiras), Pablo Maia (São Paulo) e Savinho (Girona). Dos escolhidos, sete atuam no futebol brasileiro. Posteriormente, o treinador precisou fazer substituições em razão de lesões. Foram chamados Léo Jardim, Fabrício Bruno e Galeno para as vagas de Ederson, Marquinhos e Gabriel Martinelli, respectivamente.