Sem perder há nove partidas na temporada e defendendo os 100% de aproveitamento na Arena Fonte Nova na Série A do Brasileirão, o Esporte Clube Bahia recebeu nesta quinta-feira o Fortaleza, que foi campeão da Copa do Nordeste no último domingo vencendo o CRB nos pênaltis. O Esquadrão não fez um bom jogo, sofreu bastante, mas contou com a boa fase, novamente após as mudanças no 2º tempo, conquistando o triunfo por 1 a 0, com gol do volante Jean Lucas, somando mais 3 pontos importantes em casa.
Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 17 pontos e permanece na vice-liderança, com a mesma pontuação do líder Flamengo, mas ficando atrás apenas pelo saldo de gols. Já o Leão do Pici segue com 10 pontos ocupando a 11ª posição.
No primeiro tempo, o Bahia ficou devendo e muito futebol. Com muita dificuldade na criação e erros de passe, o time baiano finalizou apenas duas vezes ao gol, ambas com Jean Lucas. Em uma delas, o volante recebeu um passe perfeito de Everton Ribeiro e de cara para João Ricardo isolou a bola nas arquibancadas. Já o Fortaleza também teve duas finalizações, mas não conseguiu levar tanto perigo. Renato Kayzer chegou a marcar, mas estava impedido.
O Bahia voltou para o 2º tempo com Estupiñán e Biel nos lugares de Everaldo e Ademir, mas o time seguiu com dificuldade na criação, enquanto o Fortaleza voltou melhor, pressionando e criando boas chances de gol antes dos primeiros 10 minutos. O Tricolor Baiano só foi ‘despertar’ no jogo a partir dos 15, com Estupiñán, que roubou a bola do zagueiro e ficou na cara do gol, mas finalizou para fora. Aos 22, Biel teve outra excelente chance, mas carimbou a trave.
O Fortaleza também aproveitou os espaços na defesa do Bahia para levar perigo, sempre em velocidade com o atacante Breno Lopes, que deu trabalho ao goleiro Marcos Felipe. O jogo seguiu lá e cá. Aos 31, Biel serviu Estupiñán, que finalizou para boa defesa de João Ricardo. De tanto pressionar, o Bahia chegou ao gol, aos 33, com Jean Lucas aproveitando cruzamento de Everton Ribeiro e marcando de cabeça. O Leão do Pici respondeu aos 39, mas Marcos Felipe fez um milagre para impedir o gol de Machuca. O Bahia também teve a chance de matar o jogo nos acréscimos, mas não aproveitou.
O Esporte Clube Bahia volta a campo no próximo domingo (16), para enfrentar o Criciúma, às 18h30, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. O duelo é válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Já o Fortaleza visita o Cuiabá, no mesmo dia e horário, na Arena Pantanal.
JOGOS DA 8ª RODADA DA SÉRIE A
Terça-feira, 11 de junho
19h00 – Atlético-GO 2 x 2 Corinthians
19h00 – Juventude 1 x 1 Vitória
20h00 – Botafogo 1 x 0 Fluminense
21h30 – RB Bragantino 1 x 2 Atlético-MG
Quinta-feira, 13 de junho
19h00 – Cruzeiro 2 x 1 Cuiabá
20h00 – Internacional 0 x 0 São Paulo
20h00 – Flamengo 2 x 1 Grêmio
20h00 – Athletico-PR 3 x 1 Criciúma
21h30 – Bahia 1 x 0 Fortaleza
21h30 – Palmeiras 2 x 0 Vasco