Dessa maneira, o Grêmio encerra a fase de grupos com 10 pontos, na vice-liderança do Grupo C. Além disso, o líder The Strongest, da Bolívia, que será o adversário do Peñarol nas oitavas, levou vantagem sobre o Imortal apenas em gols marcados, após as equipes empatarem em pontos e saldo de gols.
Outro destaque no jogo deste sábado foi que a torcida do Grêmio bateu o recorde de público no Couto Pereira em 2024. Todos os 32,9 mil ingressos destinados aos gremistas foram vendidos. Antes, o maior público deste ano foi de 23.715, na vitória do Paraná sobre o Apucarana, pela segundona paranaense.
Por outro lado, o Estudiantes fez uma campanha decepcionante nesta edição da Libertadores e já entrou em campo neste sábado, eliminado. Ou seja, os argentinos apenas cumpriram tabela no Couto Pereira. Além disso, o tradicional clube encerrou a primeira fase na lanterna do Grupo C e sequer vai disputar os playoffs da Sul-Americana.
O jogo
O primeiro tempo foi equilibrado e o Estudiantes, mesmo eliminado, entrou em campo em busca da vitória. Assim, o Tricolor teve dificuldades no início e só conseguiu criar chances de perigo aos 20 minutos. Na melhor oportunidade para os donos da casa, Dodi saiu de frente para o gol, mas foi abafado por Mansilla. Por outro lado, o time argentino assustou o Tricolor em jogada de bola parada, aos 39 minutos, com Romero.
Na volta do intervalo, Cristaldo precisou de apenas dois minutos para marcar um belo gol e colocar o Grêmio em vantagem. No entanto, o ímpeto ofensivo do Tricolor acabou sendo interrompido com a lesão de Diego Costa aos sete minutos e o atacante precisou deixar o campo. Dessa forma, o Estudiantes conseguiu equilibrar a partida e após acertar o travessão de Marchesín, não demorou muito para Mauro Méndez, de cabeça, recolocar o empate no placar aos 37 minutos.
GRÊMIO 1X1 ESTUDIANTES
Jogo adiado da 5ª rodada da Libertadores
Data e horário: 7/6/2024, 19h (de Brasília)
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
GRÊMIO: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê (Everton Galdino, aos 39′ do 2t) e Cristaldo (Nathan Fernandes, aos 33′ do 2t); Pavón (Gustavo Nunes, aos 9′ do 2t), Diego Costa (João Pedro Galvão, aos 8′ do 2t) e Soteldo (Carballo, aos 33′ do 2t). Técnico: Renato Gaúcho.
ESTUDIANTES: Mansilla; Eros Mancuso, Fernández, Zaid Romero e Gastón Benedetti (Nicolás Fernández, aos 21′ do 2t); Manyoma, Enzo Pérez, Zuqui e Piatti (Zapiola, aos 33′ do 2t); Cetré (José Sosa, aos 20′ do 2t) e Javier Correa (Mauro Méndez, aos 33′ do 2t). Técnico: Eduardo Domínguez.
Gols: Cristaldo, aos 2′ do 2t (1-0); Mauro Méndez, aos 37′ do 2t (1-1)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Nicolás Tarán e Pablo Llarena (URU)
VAR: Christian Ferreyra (URU)
Cartões amarelos: Rodrigo Ely, Kannemann (GRE); Gastón Benedetti, Cetré (EST)