É inevitável que o confronto nacional entre Palmeiras e Botafogo tenha sido o grande destaque entre os jogos sorteados pela Conmebol nesta segunda-feira, que deram forma às oitavas de final da Libertadores. Ao mesmo tempo, a tônica do sorteio realizado em Luque, no Paraguai, foi o favoritismo inicial com que as equipes brasileiras largam neste momento. Atlético-MG, São Paulo e Flamengo já conhecem seus adversários, enquanto o Fluminense ainda aguarda a definição do Grupo C, já que o Grêmio ainda busca classificação.
As partidas de ida e volta estão programadas para acontecerem apenas nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto, após a disputa da Copa América. Portanto, os clubes terão mais de dois meses de preparação e muita coisa pode mudar, como a chegada de novos jogadores na segunda janela de transferências, que se abre no mês que vem.
Embora ainda falte um tempo considerável até o primeiro jogo das oitavas, o Destaque Esportivo analisa o contexto dos confrontos dos clubes brasileiros e tenta projetar o que será visto daqui a mais de dois meses.
Palmeiras X Botafogo
O confronto entre Palmeiras e Botafogo é o que chama mais atenção nas oitavas de final. O alviverde está mais acostumado com a Libertadores, não é à toa que conquistou o bicampeonato em 2020 e 2021. Já o Botafogo não disputava a competição desde 2017.No ano passado, os times brigaram pelo título brasileiro e voltam a duelar, só que, agora, em duas partidas pelo mata-mata da principal competição continental.
O time do português Abel Ferreira ficou com a terceira melhor campanha gera com 14 pontos, mas, ao mesmo tempo, não vem convencendo com as recentes atuações. Por outro lado, o compatriota Artur Jorge foi peça-chave na recuperação do Botafogo na Libertadores, após duas derrotas nos dois primeiros jogos.
Apesar da evolução do alvinegro, o Palmeiras tem uma leve vantagem em cima do Botafogo por tudo que conquistou nos últimos anos.
Bolívar x Flamengo
O reencontro entre Flamengo e Bolívar apresenta leve favoritismo para o time brasileiro, mesmo que tenha muito mais poderio financeiro e qualidade de elenco, a começar pela classificação do Grupo E. Os bolivianos levaram a melhor e foram líderes da chave, tendo agora a importante vantagem de decidir o mata-mata na altitude de La Paz, lugar onde o rubro-negro costuma se complicar e já perdeu neste ano, por 2 a 1.
Além disso, na última Libertadores, o Fla foi eliminado nas oitavas, pelo Olimpia. Após vencer por 1 a 0 no Maracanã, sofreu derrota por 3 a 1. Na fase de grupos, contra o Bolívar, aplicou uma sonora goleada por 4 a 0. Portanto, para o time de Tite não se complicar mais uma vez, um dos segredos será fazer um bom placar no Rio de Janeiro e ir com “boa gordura” para a Bolívia.
Em 2023, o adversário eliminou um brasileiro nas oitavas, o Athletico, e caiu para o Internacional na fase seguinte. Além de um projeto esportivo que evolui a cada ano, a equipe também apresenta alguns resultados expressivos. Ainda assim, a qualidade e a tradição de um tricampeão da América colocam o Flamengo em uma posição mais confortável, com a classificação parecendo mais provável.
São Paulo X Nacional
O São Paulo está em ascensão na temporada. Desde a chegada de Luis Zubeldía, a equipe segue invicta com nove vitórias nos últimos 11 jogos. Exemplo disso é que garantiu a liderança na fase de grupos depois de perder na estreia da Libertadores.
Do outro lado, o Nacional-URU é conhecido pela constante presença na competição e por ser um adversário difícil de ser batido em Montevidéu, tanto que não perdeu como mandante nesta edição.
Como decide em casa, a tendência é que o tricolor paulista passe sem sustos pela equipe uruguaia, que deve apostar em um resultado favorável no jogo de ida.
Atlético-MG x San Lorenzo
Dono da segunda melhor campanha da Libertadores, com 15 pontos, o Atlético-MG foi sorteado contra um adversário acessível, um San Lorenzo que fez praticamente a metade da sua pontuação (8). A equipe de Gabriel Milito teve apenas uma derrota — para o Peñarol — no torneio até agora e se credencia como uma das grandes favoritas ao título.
A geração campeã brasileira em 2021 ainda busca o troféu continental e conta com a liderança do atacante Paulinho, que, com cinco gols, foi um dos artilheiros da fase de grupos. Os argentinos conseguiram a classificação a duras penas, mas diante de um grande desafio: empatar com o Palmeiras, em São Paulo, na última rodada.
River Plate x Talleres
O River Plate se encontra diante de boa oportunidade de voltar a conquistar a América. Além de ter feito a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, o que lhe permite definir todos os mata-matas no Monumental de Núñez, vive a expectativa da Conmebol confirmar a decisão em sua casa.
O jogo doméstico contra o Talleres promete ser de bom nível técnico, e a equipe Córdoba mostrou seus predicados nesta edição, fazendo 13 pontos. Ao mesmo tempo, perdeu um pouco da moral ao ser derrotado pelo São Paulo na última rodada e ficar na vice-liderança do grupo B. No final, o fator casa e “peso da camisa” devem prevalecer.
Junior Barranquilla x Colo-Colo
O Junior Barranquilla foi o pior primeiro colocado ao somar apenas dez pontos. Já o Colo-Colo foi o último dos segundos, com somente seis pontos. Como fará o jogo de volta em casa, o time colombiano pode confirmar o favoritismo para avançar às quartas de final, o que seria uma campanha acima da expectativa pelo desempenho mostrado até o momento.