A reforma do estádio de São Januário está cada vez mais perto de virar realidade. Nesta quinta-feira, em votação em plenário na Câmara dos Vereadores, o projeto de transferência de potencial construtivo do estádio do Vasco foi aprovado em primeira discussão — haverá, ainda, uma segunda votação. Ele viabilizará financeiramente a obra, orçada em R$ 506 milhões, inicialmente.
Foram 45 votos a favor — outros três vereadores declararam voto a favor não computado no painel — do projeto de lei complementar 142/2023, que "institui a operação urbana consorciada do estádio de São Januário no bairro Vasco da Gama, estabelece diretrizes urbanísticas para a área de abrangência delimitada na operação, permite a transferência do direito de construir, permite a construção elevada sobre o embasamento da sede náutica da lagoa, institui conselho consultivo e dá outras providências".
Na prática, o projeto permite que o Vasco transfira o "direito de construir" da área do estádio para interessados, sendo compensado financeiramente no processo, em recursos que terão que ser utilizados para a reforma. O bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, deve receber esse potencial construtivo.
O projeto já havia recebido parecer coletivo positivo de 17 comissões da Câmara. Foram determinadas as realizações de três audiências públicas para além das duas votações em plenário. Duas audiências já foram realizadas, na Câmara e na Barra da Tijuca. A terceira está marcada para São Januário, na próxima terça-feira. Além dela, resta mais uma votação. Caso aprovado, o projeto vai para sanção do prefeito Eduardo Paes.
Entre votos de nomes como Alexandre Isquierdo (União) e Pedro Duarte (Novo), que vêm apoiando o projeto, chama atenção também o voto positivo de Marcos Braz (PL), vice-presidente de futebol do rival Flamengo. O rubro-negro também estuda utilizar o potencial construtivo da Gávea.
O projeto de reforma do Vasco prevê capacidade para 47.838 torcedores. Mais que o dobro dos 21.880 atuais. Eles seriam divididos da seguinte forma: 32.743 nas arquibancadas, 10.258 nas cadeiras, 1.130 nos espaços lounges, 378 nos camarotes coletivos, 210 nas frisas, 133 nos camarotes tradicionais e 123 nas tribunas. Relembre todos os detalhes.