O Flamengo sofreu, mas voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. E com o poder decisivo de Gabigol. O atacante cobrou pênalti aos 43 minutos da etapa final e garantiu a vitória de 2 a 1 sobre o Criciúma, neste sábado, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 18ª rodada do Brasileirão. Por sinal, a penalidade foi um lance raro de acontecer.
Na reta final do jogo, Barreto se aproveitou de uma segunda bola em campo e tentou atrapalhar Everton Cebolinha na área. Ele acertou a bola que estava em jogo e sob domínio do atacante do Flamengo. O árbitro Maguielson Lima Barbosa (DF), então, marcou pênalti. Gabigol decidiu. Pedro, que fez o gol de empate, perdeu pênalti anteriormente.
Com a vitória, o Flamengo se recupera no Brasileirão após dois tropeços - empatou com o Cuiabá e perdeu para o Fortaleza no Maracanã. Por sinal, o clube carioca foi o mandante do jogo deste sábado. Com o Maraca cuidando do gramado, o Fla levou o jogo para Brasília. A sequência de três jogos seguidos como mandante se deu em função do adiamento da partida contra o Internacional, no Beira-Rio, pela 17ª rodada.
Agora, o Flamengo tem 34 pontos em 17 jogos e está na segunda colocação, a dois pontos do Botafogo, que já fez 17 partidas e enfrenta o Internacional, no Nilton Santos, ainda neste sábado. Já o Criciúma tem 17 pontos em 16 jogos e está na 14ª colocação.
Na próxima rodada, o Flamengo visita o Vitória, nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), no Barradão. Já o Criciúma vai pagar um jogo atrasado e recebe o Fortaleza, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Heriberto Hülse, em jogo válido pela 3ª, adiado em função da participação do Leão do Pici na Copa do Nordeste.
O Flamengo contou com o retorno dos uruguaios que estavam na Copa América. Tite colocou De La Cruz e Arrascaeta como titulares, enquanto Varela e Viña ficaram no banco de reservas. Outro reforço caseiro foi Everton Cebolinha, recuperado de lesão.
O duelo entre Flamengo e Criciúma
O Flamengo encontrou dificuldade para criar no começo do jogo. A primeira chance rubro-negra aconteceu aos 15 minutos. De La Cruz achou Ayrton Lucas pela esquerda. O lateral cruzou para Pedro, mas o artilheiro emendou por cima. Um minuto depois, Gerson não conseguiu alcançar o cruzamento de Cebolinha.
Aos 22, Pedro ganhou no corpo na área e finalizou, mas Gustavo salvou. Contudo, a arbitragem, com demora, marcou falta e anulou o lance. O Criciúma assustou aos 30 minutos. De La Cruz errou no domínio, Fellipe Mateus ficou com a bola, avançou e chutou da entrada da área. Rossi mandou para escanteio.
O Tigre deu o bote aos 34. Trauco cobrou falta para a área. Allano aparou para Rodrigo. Rossi até defendeu a primeira finalização, mas o rebote ficou com o zagueiro. Rodrigo, então, fez 1 a 0 no Mané Garrincha.
Aos 46, após levantamento para a área, Fabrício Bruno ficou com o rebote, mas mandou por cima do gol. O Criciúma levou a vantagem para o intervalo, enquanto o Flamengo, pouco inspirado e inseguro defensivamente, decepcionou na etapa inicial. A torcida rubro-negra vaiou quando terminou o primeiro tempo.
Com a mesma dificuldade da etapa inicial no começo do 2º tempo, Tite mudou aos oito minutos. Ele colocou Léo Pereira e Viña. Saíram David Luiz e Ayrton Lucas, respectivamente. Aos 14 minutos, o VAR, comandado por Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa-RN), recomendou revisão de lance em cima de Arrascaeta. Ele invadiu a área e recebeu um toque de Rodrigo. O árbitro Maguielson Lima Barbosa (DF), então, marcou o pênalti. Pedro, contudo, bateu mal e parou em Gustavo. O goleiro defendeu a cobrança. Na batida do escanteio, Pulgar acertou o travessão.
Aos 23, Tite colocou Luiz Araújo no lugar de Pulgar. O Flamengo empatou aos 30 minutos. Arrascaeta achou Pedro na área. O artilheiro chutou no canto: 1 a 1 no Mané Garrincha. No minuto seguinte, Gabigol entrou no lugar de Gerson. Aos 37, Gabigol emendou por cima, após Luiz Araújo ajeitar para ele.
Aos 39, Cebolinha recebeu na área, mas havia outra bola perto da jogada. Barreto tentou atrapalhar e chutou a bola na direção da que estava em domínio do atacante do Flamengo, interferindo no lance e configurando falta. O árbitro marcou pênalti. Gabigol deslocou Gustavo e fez 2 a 1.
Allano, que já havia saído, recebeu o segundo amarelo no banco e foi expulso. Em vantagem, o Flamengo tratou de fazer o tempo passar e voltou a vencer no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X1 CRICIÚMA
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 20/07/2024, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 60.127 presentes
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa-RN)
Cartão amarelo: Rodrigo, Claudinho, Barreto, Eder,
Fellipe Mateus e Arthur Caíke (Criciúma) e David Luiz, Viña, Gabigol e
Everton Cebolinha (Flamengo)
Cartão vermelho: Allano (Criciúma)
Gols:
Flamengo: Pedro, aos 30' do 2ºT, e Gabigol, aos 43' do 2ºT
Criciúma: Rodrigo, aos 34' do 1ºT
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Luiz Araújo), De La Cruz, Gerson (Gabigol) e Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite.
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Wilker Ángel e Trauco (Tobias Figueiredo); Barreto, Newton, Fellipe Mateus, Marcelo Hermes e Allano (Ronald); Arthur Caíke (Felipe Vizeu e depois Eder). Técnico: Cláudio Tencati.