Com dois de Gabigol e um de Arrascaeta, o Flamengo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 neste domingo (3), no Maracanã, e deu um importante passo para ficar com o título da Copa do Brasil.
O resultado garante vantagem à equipe carioca, que pode ficar com a taça mesmo se perderem por um gol de diferença no jogo de volta da final, no dia 10 de novembro, na Arena MRV, em Belo Horizonte, também a partir das 16h (horário de Brasília).
O Rubro Negro abriu o placar da disputa no Maracanã com gol de de Arrascaeta logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Gabigol recebeu a bola dentro da área e tentou uma finalização forte, que acabou defendida por Everson. No rebote, o jogador uruguaio conseguiu estufar a rede.
Aos 29 minutos, Léo Pereira teve a chance de ampliar a vantagem com um chute forte do meio do campo, que acabou em uma ótima defesa do goleiro mineiro. Ainda nos primeiros 45 minutos, porém, o time rubro-negro ampliou: Gabigol, aos 38 minutos, fez o 2 a 0.
O Atlético-MG teve boas chances de gol desde os primeiros minutos da disputa, mas falhou nas finalizações e sofreu com a pressão flamenguista, dentro de campo, com poucos espaços para movimentações arriscadas, e também nas arquibancadas, onde 67.469 torcedores, a maioria do time da casa, cantavam o tempo todo.
Aos 28 minutos do segundo tempo, Gabigol voltou a balançar as redes, agora com o terceiro gol da equipe carioca, após passe de Alcaraz e finalização cruzada. O lance, enfim, acordou o clube mineiro, que marcou o primeiro e único gol na partida com Alan Kardec, aos 34 minutos.
Atlético-MG e Flamengo chegou à final da Copa do Brasil com trajetórias bem distintas. Com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota até então, o Atlético vive uma grande fase e busca consagrar o trabalho do técnico Gabriel Milito com a taça da competição.
Para chegar na decisão da Copa do Brasil, a equipe teve como ponto forte os jogos em casa, na Arena MRV, com apoio da torcida e placares positivos. Antes de enfrentar o Flamengo, os mineiros bateram o atual campeão São Paulo, além do Sport, CRB e do Vasco da Gama.
Ainda que não viva seu melhor momento, o Flamengo busca o título de pentacampeão para consagrar a chegada do técnico e ex-jogador rubro-negro Filipe Luís, no comando da equipe desde a demissão do Tite. Antes de vencer o Atlético-MG neste domingo, os cariocas eliminaram o Amazonas, Palmeiras, Bahia e o Corinthians. Ao todo, o time da Gávea soma, agora, sete vitórias, um empate e uma derrota no torneio.
Bicampeão, o Atlético busca o terceiro título na Copa do Brasil após três anos de espera. O clube mineiro ergueu a taça da competição pela última vez, sob o comando de Cuca, em 2021, no de conquista da tríplice coroa, com a vitória do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
A primeira conquista dos atleticanos na competição aconteceu na edição de 2014. Depois, em 2016, o time ficou com o vice-campeonato, após perder a final contra o Grêmio. A equipe do técnico Gabriel Milito também está na final da Copa Libertadores da América contra o Botafogo, marcada para 30 de novembro.
Já o Flamengo é tetracampeão da Copa do Brasil. O clube carioca ergueu a taça nos anos de 1990, 2006, 2013 e 2022. Contudo, o Rubro Negro também esteve em outras cinco finais, incluindo na edição de 2023, quando ficou com o vice-campeonato depois perder para o São Paulo.