O Bayern de Munique (1ª) derrotou por 2 a 1 o Freiburg (3º), único time que se manteve invicto nesta temporada da Bundesliga, e abriu sua vantagem na liderança, graças à derrota do Borussia Dortmund (2º) por 2 a 1 para o Leipzig.
Antes desta 11ª rodada, o Bayern tinha apenas um ponto de vantagem sobre a equipe de Dortmund e agora aumenta a sua margem para quatro pontos.
O polonês Robert Lewandowski marcou seu 13º gol da temporada no campeonato (2-0, minuto 75) e se distanciou ainda mais na artilharia, aproveitando também que seu grande rival, Erling Haaland (Borussia Dortmund) ficará várias semanas afastado devido a uma lesão.
Leon Goretzka havia aberto o placar para o Bayern aos 30 minutos.
O Freiburg está seis pontos atrás do líder, mas mantém sua terceira posição.
Em casa, o Bayern, atual campeão alemão, teve mais problemas do que o normal. Em cinco dos últimos seis jogos havia marcado pelo menos quatro gols em cada ocasião, mas desta vez esbarrou na defesa que é a melhor da Bundesliga até o momento (9 gols sofridos em 11 rodadas).
Embora tenha tido um domínio bastante claro desde o início, e apesar de várias chances de gol, o Bayern só conseguiu marcar uma vez antes do intervalo, com um chute de Goretzka após um passe de Thomas Müller (30).
O Bayern teve então que enfrentar a ameaça de um empate do Freiburg, que criou perigo em Munique e jogou sem se intimidar.
Nem Leroy Sané, com um chute potente de quase vinte metros de distância aos 54 minutos, nem Goretzka, que acertou a trave aos 56, nem Serge Gnabry com outra boa chance aos 69, conseguiram superar o goleiro Mark Flekken.
E acabou sendo Lewandowski quem conseguiu tranquilizar o Bayern, fazendo 2 a 0 aos 75 minutos, com a ajuda de Sané.
O Freiburg diminuiu nos acréscimos por meio de Janik Haberer (90+3). Poucos minutos antes, o goleiro do Bayern, Manuel Neuer, fez uma excelente defesa em uma cabeçada de Ermedin Demirovic (85).
O principal perseguidor do Bayern, o Borussia Dortmund, não conseguiu acompanhar o ritmo do líder e foi derrotado por 2 a 1 no estádio do RB Leipzig, que graças ao triunfo subiu para o quinto lugar, apenas um ponto atrás da ‘zona da Champions’.
O francês Christopher Nkunku colocou o Leipzig na frente, Marco Reus empatou para o Dortmund e aos 68 o dinamarquês Yussuf Poulsen marcou o gol da vitória.
O Borussia Dortmund encerrou assim uma péssima semana: na quarta-feira perdeu por 3 a 1 em casa para o holandês Ajax pela Liga dos Campeões.
Nos demais jogos deste sábado, o Wolfsburg conquistou sua segunda vitória consecutiva,
Nos demais jogos deste sábado, o Wolfsburg conquistou sua segunda vitória consecutiva, por 1 a 0, fora de casa contra o Augsburg (16º). Os ‘Wölfe’ estão em quarto lugar, a última posição na Bundesliga que classifica para a próxima Liga dos Campeões.