Em jogo complicado, o Botafogo derrotou o Vitória por 1 a 0 nesta quinta-feira (2/5), no Estádio Nilton Santos, e abriu vantagem na terceira fase da Copa do Brasil. O Glorioso agora poderá jogar por um empate no Barradão, dia 21, para chegar às oitavas de final.
Este foi o quinto triunfo consecutivo do Botafogo sob o comando de Artur Jorge, que colocou um time muito modificado em campo. A partida também marcou a estreia dos lindíssimos novos uniformes do Alvinegro, confeccionados pela Reebok.
O jogo
Com um time muito modificado, o Botafogo ficou preso na marcação do Vitória no primeiro tempo. Os visitantes vieram com três zagueiros, apostando em gastar o relógio e tentar estocadas no contra-ataque. O Glorioso, por sua vez, terminou a etapa inicial sem nenhum chute no gol, com um time muito lento, errando passes. O primeiro tempo não foi nada legal.
No segundo tempo, o jogo continuou complicado. Aos seis minutos, num lance de improviso, Cuiabano tentou surpreender o goleiro Lucas Arcanjo e quase abriu o placar. O técnico Artur Jorge, insatisfeito com o que via em campo, fez três mudanças de uma só vez, colocando Danilo Barbosa, Óscar Romero e Junior Santos. E aí o jogo mudou.
O Botafogo passou a ter mais força de construção e conseguiu abrir o placar com um golaço coletivo, aos 19 minutos. Óscar Romero tabelou com Júnior Santos e enfiou para Eduardo, que fez a parede, deu em Jeffinho e recebeu de cara para o gol para fazer 1 a 0 e incendiar a torcida alvinegra no Estádio Nilton Santos.
Dois minutos depois, o Botafogo chegou a balançar as redes novamente, com Júnior Santos, mas o gol foi anulado por impedimento. Aos 30 minutos, mais uma chegada perigosa do Fogão: após boa jogada pela direita, Savarino cruzou e Cuiabano, livre, cabeceou para defesa de Lucas Arcanjo. Já perto dos acréscimos, Savarino marcou, mas outra vez houve impedimento (bastante ajustado). E o jogo terminou em 1 a 0.
Próximos jogos do Botafogo
A partida de volta entre Botafogo e Vitória será apenas no dia 21 de maio, às 19h, no Estádio Barradão, em Salvador. O próximo compromisso do Glorioso é pelo Campeonato Brasileiro, domingo (5/5), às 18h30, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 VITÓRIA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 2/5/2024 – 19h
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa/ES)
Renda e público: R$ 750.720,00 / 17.107 pagantes / 19.146 presentes
Cartões amarelos: Gregore e Danilo Barbosa (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Eduardo 19’/2ºT (1-0)
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Damián Suárez 21’/2ºT), Lucas Halter, Alexander Barboza e Cuiabano; Diego Hernández (Óscar Romero 11’/2ºT), Gregore, Patrick de Paula (Danilo Barbosa 11’/2ºT) e Jeffinho; Luiz Henrique (Júnior Santos 11’/2ºT) e Eduardo (Savarino 23’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga (Bruno Uvini – Intervalo) e Wagner Leonardo; Willean Lepo (Osvaldo 32’/2ºT), Willian Oliveira, Dudu, Jean Mota (Janderson 18’/2ºT) e PK; Matheusinho (Léo Naldi 35’/2ºT) e Alerrandro (Luiz Adriano 18’/2ºT) – Técnico: Léo Condé.